Proposição de ferramentas de controle gerencial para escritórios de contabilidade
Resumo
Resumo: O relatório técnico realizou a proposição de ferramentas de controle gerencial sendo um planejamento estratégico, Balanced Scorecard e plano orçamentário, para um escritório de contabilidade. O referencial teórico apresenta os principais conceitos, características e direcionamento da implantação dessas ferramentas gerenciais. A metodologia aplicada envolveu a revisão da missão, visão e valores da empresa, uma análise SWOT que identificou os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da organização, um Balanced Scorecard que delineou os objetivos, metas e prazos da empresa e reconhecendo a necessidade de um controle financeiro, foi desenvolvido um plano orçamentário para lidar com aumento de receitas e despesas ocasionadas pelos objetivos traçados. As ferramentas gerenciais foram elaboradas com base em dados históricos do escritório, entrevista com a proprietária e reuniões semanais com a equipe. O estudo concluiu que as ferramentas de controle gerencial auxiliam nas tomadas de decisões, identificando as oportunidades e minimizando potenciais erros, dando coordenadas para que a empresa consiga atingir seus objetivos de forma clara e precisa. O uso dessas ferramentas requer comprometimento dos proprietários e gestores, pois as ferramentas precisam de acompanhamento e controle. Estudos futuros são recomendados para avaliar o sucesso da implantação das ferramentas nos escritórios de contabilidade
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