dc.contributor | Antunes, Letícia | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Barbosa, Beatriz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:01:29Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:01:29Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/87709 | |
dc.description | Orientador: Profa Dra. Roberlayne de Oliveira Borges Roballo | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 74-77 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso trata da Educação Infantil de 0 a 3 anos de idade, refletindo principalmente sobre o tema planejamento nos berçários. Busca problematizar como o cuidar e educar é inserido nos planejamentos das atividades dos Berçários de CMEIs de Curitiba. Para tanto, como metodologia foi pesquisado e estudado os próprios planejamentos dos berçários de dois CMEIs de Curitiba. Também foi estudado alguns documentos da Secretária municipal da educação, como o Referencial para estudo e planejamento na educação infantil (2010) e o currículo da educação infantil (2016). Foi realizado um apanhado histórico sobre o sujeito, criança e infância tendo como base teórica Àries, em especial sua obra História Social da Criança e da Família. Também foi realizada uma breve revisão sobre a história da Educação Infantil e por fim o tema planejamento é explorado primeiramente com as bases teóricas para haver um entendimento do assunto, para então ter subsídios para realizar as análises dos planejamentos dos berçários. Como principais conclusões percebe-se um olhar sensível para o tema educar e cuidar, por parte dos professores atuantes nos CMEIs pesquisados, sendo assim mesmo que a partir de práticas sutis, confirma que o cuidar e o educar na prática com bebês, são aspectos necessários, diferentes e indissociáveis. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Recreação | pt_BR |
dc.subject | Creches | pt_BR |
dc.title | Prática educativa com bebês : estudos e análise de planejamentos para os berçários da Rede Municipal de Curitiba | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |