A abordagem da educação ambiental nas novas diretrizes curriculares nacionais e nos livros didáticos do 1° segmento da educação de jovens e adultos
Resumo
Resumo : Esta monografia pretende identificar como a Educação Ambiental é tratada nos documentos oficiais, ou seja, como é feita a abordagem da Educação Ambiental nas recomendações das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais, publicada no ano de 2013 e também como o tema é abordado nos livros didáticos utilizados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para o estudo foi realizado um levantamento criterioso do conteúdo da educação ambiental e a forma como estava sendo abordado nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica como nas Diretrizes Nacionais e Municipais de EJA e nos livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional de Livros Didáticos da EJA - PNLD/EJA, usado por uma escola de EJA da Rede Municipal de Curitiba. Teoricamente, buscou-se subsidiar o estudo a partir da importância de trabalhar a educação ambiental na educação de jovens e adultos relacionando os processos de construção da conscientização e a obtenção de novos conhecimentos, utilizando obras de Morin e de Paulo Freire. A pesquisa possibilitou constatar que a Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos é tão necessária para a formação da cidadania, pois tem como propósito educar o homem para que se torne um sujeito autônomo, para que assim possa se inserir na sociedade globalizada de forma participativa. O estudo possibilitou ainda, reconhecer a importância de se trabalhar de forma interdisciplinar à educação ambiental na Educação de Jovens e Adultos, tendo como foco a conscientização e a importância da abordagem de temas relacionados ao meio ambiente. A partir da análise da Educação Ambiental nas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais, percebeu-se também a maior necessidade de encarar a EJA como parte da Educação básica, contemplando assim os conteúdos da Base Nacional Comum adequando-os quanto às especificidades dessa modalidade. Abstract : This monograph aims to identify how Environmental Education is treated in the official documents, that is, how the Environmental Education approach is done in the recommendations of the New National Curriculum Guidelines published in the year 2013 and also how the theme is approached in the textbooks used in the Youth and Adult Education (EJA). For the study, a careful survey of the content of environmental education and the way in which it was addressed in the Curriculum Guidelines of Basic Education as in the National and Municipal Guidelines of EJA and textbooks distributed by the National Program of Didactic Books of EJA - PNLD / EJA, used by an EJA school of the Municipal Network of Curitiba. Theoretically, I tried to subsidize the study from the importance of working environmental education in the education of young people and adults, relating the processes of construction of awareness and the acquisition of new knowledge, using works by Morin and Paulo Freire. The research made it possible to verify that Environmental Education in Youth and Adult Education is so necessary for the formation of citizenship, since its purpose is to educate the man to become an autonomous subject, so that he can enter into the globalized society in a participatory way. The study also made it possible to recognize the importance of working in an interdisciplinary way to environmental education in Youth and Adult Education, focusing on the awareness and importance of approaching environmental issues. From the analysis of Environmental Education in the New National Curricular Guidelines, it was also noticed the greater need to face the EJA as part of the Basic Education, thus contemplating the contents of the Common National Base, adapting them as to the specificities of this modality.
Collections
- Pedagogia [551]