Processo avaliativo na pedagogia hospitalar
Visualizar/ Abrir
Data
2017Autor
Silvério, Ana Suelen Senci Ribeiro Fernandes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O presente trabalho refere-se à avaliação na escolarização hospitalar, analisando em nível Estadual e Municipal. A metodologia de pesquisa para melhor desenvolver este trabalho será descritiva, com a abordagem predominantemente qualitativa. Para melhor desenvolvimento do presente trabalho acadêmico será realizado um levantamento especializado da área estudada, bem como uma análise documental. O instrumento de pesquisa adotado será a utilização de registros como as Deliberações no 016/99, no 02/03 e as Diretrizes Curriculares para Educação Municipal de Curitiba. Por meio destes documentos serão realizadas análises sobre questões da Pedagogia Hospitalar e da escolarização hospitalar no que se refere ao processo avaliativo. Além destes recursos busca-se analisar os sujeitos constituintes desta realidade, como alunos-pacientes, professores e o contexto histórico da pedagogia hospitalar. Os resultados alcançados foram perceber que a avaliação está além de documentos e muros físicos e que esta ferramenta possui inúmeros objetivos e finalidades, descartando muitas vezes o ato de classificar e julgar indivíduos. Abstract : The present study refers to evolution in the hospital schooling, analyzing documents tat State and Municipal levels. The research methodology to better develop the skills of this work was descriptive, with the predominantly qualitative approach. For better development of the present academic work will be carried out a specialized survey of the studied area, as well as a documentary analysis. The research instrument adopted will be the use of records such as Deliberations no 016/99, no 02/03 and the Curricular Guidelines for Municipal Education of Curitiba. Through these documents will be made analyzes were carried out on issues of Hospital Pedagogy and hospital schooling in relation to the evaluation process. In addition to these resources, we seek to analyze the constituent subjects of the reality such as student-patients, teachers and the historical context of hospital pedagogy. The results obtained were to realize that evolution is beyond physical documents and walls and that this tool has innumerable objectives and purposes, often discarding the act of classifying and judging individuals.
Collections
- Pedagogia [622]