dc.contributor | Perly, Fernanda Georgia Rengel | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Dalla-Bona, Elisa Maria, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Penner, Ana Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T16:38:38Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T16:38:38Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/87703 | |
dc.description | Orientador: Profa Dra. Elisa Maria Dalla-Bona | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 80-84 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho foi desenvolvido a partir da observação e análise de diversas questões relacionadas à biblioteca, à literatura infantil e à formação de leitores no contexto específico da Educação Infantil, caracterizando suas particularidades e refletindo sobre uma série de aspectos presentes no processo de formação literária. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, realizado na biblioteca do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nice Braga, na cidade de Curitiba, Paraná. Este CMEI é o único da cidade que funciona com turmas diferentes em cada turno e que possui uma biblioteca especialmente destinada para a Educação Infantil, a Niceteca, local que proporcionou uma série de reflexões significativas acerca da formação do pequeno leitor. A mediação dos agentes de leitura ou demais adultos que trabalham com a literatura infantil ganha destaque nessa discussão, pois corresponde ao relevante trabalho de pôr as crianças em contato com os livros, de forma que elas adquiram prazer em ler e lhes sejam garantidos todos os benefícios que a literatura pode proporcionar. Para isso, os livros presentes na biblioteca da Educação Infantil também ganham atenção especial, revelando sua qualidade pela sua capacidade de estimular a imaginação, prender a atenção da criança e a surpreender com suas incríveis tramas. A contação de histórias tem um papel muito importante nesse âmbito, sendo uma forma cativante e envolvente de se comunicar com as crianças, fazendo com que se sintam envolvidas nos cenários das narrativas. O processo de formação literária é complexo, necessita de uma perspectiva que valorize a criança, bem como de políticas que possibilitem o acesso da criança à biblioteca e aos livros, a fim de que ela efetivamente possa se apropriar da sua formação como leitora. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecas e educação | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Estudo de casos | pt_BR |
dc.subject | Escolas municipais - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.title | Estudo de caso no CMEI Nice Braga : considerações sobre uma biblioteca na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |