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dc.contributorPerly, Fernanda Georgia Rengelpt_BR
dc.contributor.advisorDalla-Bona, Elisa Maria, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorPenner, Ana Paulapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T16:38:38Z
dc.date.available2024-08-08T16:38:38Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87703
dc.descriptionOrientador: Profa Dra. Elisa Maria Dalla-Bonapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 80-84pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho foi desenvolvido a partir da observação e análise de diversas questões relacionadas à biblioteca, à literatura infantil e à formação de leitores no contexto específico da Educação Infantil, caracterizando suas particularidades e refletindo sobre uma série de aspectos presentes no processo de formação literária. A metodologia escolhida foi o estudo de caso, realizado na biblioteca do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nice Braga, na cidade de Curitiba, Paraná. Este CMEI é o único da cidade que funciona com turmas diferentes em cada turno e que possui uma biblioteca especialmente destinada para a Educação Infantil, a Niceteca, local que proporcionou uma série de reflexões significativas acerca da formação do pequeno leitor. A mediação dos agentes de leitura ou demais adultos que trabalham com a literatura infantil ganha destaque nessa discussão, pois corresponde ao relevante trabalho de pôr as crianças em contato com os livros, de forma que elas adquiram prazer em ler e lhes sejam garantidos todos os benefícios que a literatura pode proporcionar. Para isso, os livros presentes na biblioteca da Educação Infantil também ganham atenção especial, revelando sua qualidade pela sua capacidade de estimular a imaginação, prender a atenção da criança e a surpreender com suas incríveis tramas. A contação de histórias tem um papel muito importante nesse âmbito, sendo uma forma cativante e envolvente de se comunicar com as crianças, fazendo com que se sintam envolvidas nos cenários das narrativas. O processo de formação literária é complexo, necessita de uma perspectiva que valorize a criança, bem como de políticas que possibilitem o acesso da criança à biblioteca e aos livros, a fim de que ela efetivamente possa se apropriar da sua formação como leitora.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBibliotecas e educaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectEstudo de casospt_BR
dc.subjectEscolas municipais - Curitiba (PR)pt_BR
dc.titleEstudo de caso no CMEI Nice Braga : considerações sobre uma biblioteca na educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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