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    Avaliação de parâmetros físico-químicos do Arla 32 produzido em uma indústria no município de Palotina

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    R-G-LUCIANO RODRIGUES DE ALMEIDA.pdf (2.173Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Almeida Junior, Elias Rodrigues de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Os motores a diesel são amplamente utilizados em veículos de grande porte devido à sua alta eficiência térmica, economia de combustível e redução das emissões de gases de efeito estufa. Entretanto, esses motores também emitem óxidos de nitrogênio (NOx), que são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. Para atender às regulamentações de emissões cada vez mais rigorosas, conforme condições da norma EURO VI, os fabricantes de motores a diesel possuem dispositivos adotados de pós-tratamento de exaustão, como o Sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR). O SCR é uma solução de pós-tratamento de gases de escapamento automotivo que utiliza o Agente de Redução Líquida Automotiva (Arla 32) para reduzir as emissões de NOx. Esse produto é regulamentado pela IN 23/2009 do Ibama, que garante sua qualidade por meio de critérios físico-químicos específicos. A pesquisa foi realizada para avaliar a qualidade do Arla 32 produzido em uma indústria na cidade de Palotina, no estado do Paraná. Os parâmetros físico-químicos avaliados incluíram pH, densidade, teor de uréia e características físicas (Odor, aparência, viscosidade e colorimétrico), bem como a avaliação da água desmineralizada produzida, temperatura de armazenamento e a uréia utilizada na produção. Com base nos resultados obtidos, podemos concluir que o Arla 32 produzido atende aos requisitos da IN 23/2009 do Ibama em relação à qualidade do produto.
     
    Abstract : Diesel engines are widely used in heavy vehicles due to their high thermal efficiency, fuel economy, and low greenhouse gas emissions. However, these engines also produce nitrogen oxides (NOx), which are harmful environmental pollutants that affect both human health and the environment. To meet increasingly strict emissions regulations, such as EURO VI, diesel engine manufacturers have been installing exhaust after-treatment devices, such as the Selective Catalytic Reduction (SCR) system. SCR is an automotive exhaust after-treatment solution that uses automotive-grade liquid reducing agent (Arla 32) to reduce NOx emissions. This product is regulated by Ibama's IN 23/20009, which ensures its quality through specific physicochemical parameters. The research was conducted to assess the quality of Arla 32 produced in an industry located in the city of Palotina, in the state of Paraná. The evaluated physicochemical parameters included pH, specific gravity, urea content, and physical characteristics (odor, appearance, viscosity, and colorimetric), as well as the evaluation of demineralized water produced, storage temperature, and the urea used in production. Based on the results obtained, we can conclude that the Arla 32 produced meets the quality requirements of IBAMA's IN 23/2009 regarding the product's quality.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/87592
    Collections
    • Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Palotina) [54]

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