Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorParisoto, Mara Fernanda, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.creatorSouza, Mônica Letícia dept_BR
dc.date.accessioned2024-04-18T18:14:39Z
dc.date.available2024-04-18T18:14:39Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87559
dc.descriptionOrientador: Mara Fernanda Parisotopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Exataspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A influência das emoções e sentimentos ainda é pouco investigada devido à sua complexidade em relacioná-las com a aprendizagem, por isso procuramos quantificar as emoções primárias discretas (medo, raiva, nojo, surpresa, amor, alegria e tristeza) sentidas durante algumas estratégias de ensino, como cultura maker, contextualização história e filosofia da ciência, robótica educacional, aula expositiva e resolução de problemas e influências na aprendizagem. Além de quantificar as emoções e sentimentos, outro objetivo foi desenvolver o projeto clapper, o qual permite acender uma lâmpada batendo palmas e o estudo de conceitos científicos para o funcionamento do projeto. Para auxiliar nas investigações das emoções primárias utilizados sentimentos de fundo (fadiga, bem-estar, relaxamento, desinteresse, equilíbrio, discórdia, energia , mal-estar, descontração, estabilidade, desequilíbrio, ansiedade, excitação, tensão, arrebatamento, instabilidade, harmonia e apreensão). As emoções e sentimentos foram relatadas pelos próprios estudantes que participaram da pesquisa. Os resultados desta pesquisa permitem reflexões acerca da influência das emoções na aprendizagem. A principal conclusão refere-se que quanto maior a interação entre os estudantes, mais identificação de emoções positivas, maiores sentimentos que levam ao engajamento na realização das atividades e consequentemente maiores as aprendizagem. Tal estudo pode ser aprofundado, especificamente no ensino de física, para auxiliar professores a promover uma melhor aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The influence of emotions and feelings is still little investigated due to their complexity in relating them to learning, which is why we sought to quantify the discrete primary emotions (fear, anger, disgust, surprise, love, joy and sadness) felt during some learning strategies. teaching, such as maker culture, contextualization, history and philosophy of science, educational robotics, lectures and problem solving and influences on learning. In addition to quantifying emotions and feelings, another objective was to develop the clapper project, which allows you to light a lamp by clapping your hands and study scientific concepts for how the project works. To assist in the investigation of primary emotions, background feelings are used (fatigue, well-being, relaxation, disinterest, balance, discord, energy, malaise, relaxation, stability, imbalance, anxiety, excitement, tension, rapture, instability, harmony and seizure). The emotions and feelings were reported by the students who participated in the research themselves. The results of this research allow reflections on the influence of emotions on learning. The main conclusion is that the greater the interaction between students, the more identification of positive emotions, greater feelings that lead to engagement in carrying out activities and consequently greater learning. Such study can be further developed, specifically in physics teaching, to help teachers promote better learningpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectEnsino - Pesquisapt_BR
dc.subjectFilosofia - Históriapt_BR
dc.subjectRobótica - Fatores humanospt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEstudo sobre as emoções e sentimentos relatadas pelos estudantes em diferentes estratégias de ensino de física, robótica e matemáticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples