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dc.contributor.authorMonte-Alto, Helio H. L. C.
dc.date.accessioned2024-04-13T17:33:33Z
dc.date.available2024-04-13T17:33:33Z
dc.date.issued2024-04-13
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/87474
dc.descriptionEste livro, parte de uma série de livros sobre ensino de programação e matemática por meio de Turtle Graphics, propõe uma abordagem de ensino cujo objetivo principal é auxiliar professores que queiram utilizar linguagens de programação do tipo Logo (também conhecidas como Turtle Graphics, ou Gráficos de Tartaruga) em sala de aula, de modo a introduzir conceitos matemáticos importantes de geometria e álgebra, e, ao mesmo tempo, estimular e desenvolver o pensamento computacional de estudantes da Educação Básica. No entanto, o estudante individual de nível superior pode também tirar proveito do material apresentado, especialmente o estudante de Ciência da Computação que deseja conhecer novas perspectivas de aprendizagem de algoritmos e programação. A ferramenta utilizada neste livro é o módulo turtle disponível na linguagem Python, o qual chamaremos simplesmente de “Python Turtle” no decorrer do material. O Python é uma linguagem de programação de alto nível, de propósito geral, interpretada e multiparadigma, lançada inicialmente em 1991 por Guido van Rossum. No decorrer dos anos, o Python tem ganhado cada vez mais adeptos, e atualmente é uma das linguagens de programação mais populares, estando, em 2022, em segundo lugar no ranking das linguagens mais utilizadas em projetos no GitHub (o maior repositório de código-fonte da web), atrás apenas do Javascript. A linguagem é de fácil aprendizagem e muito versátil, sendo utilizada por muitos desenvolvedores nos mais diversos tipos de projetos de software. O conteúdo do livro inclui, além do tutorial básico mais focado no ensino de geometria e álgebra, alguns exemplos mais avançados, como os que envolvem o desenho de estrelas, espirais e fractais. Esse conteúdo introduz conceitos um pouco mais avançados de Algoritmos e Estruturas de Dados, como recursão, strings, listas e pilhas. Dessa forma, o estudante pode se aprofundar para além do conteúdo mais focado na transferência de aprendizado entre Matemática e Computação, que é a proposta principal e basilar deste livro.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectensino de programaçãopt_BR
dc.subjectLogopt_BR
dc.subjectensino de computaçãopt_BR
dc.subjectTurtle Graphicspt_BR
dc.subjectGráficos de Tartarugapt_BR
dc.subjectensino de algoritmospt_BR
dc.subjectPythonpt_BR
dc.subjectensino de matemática com o uso do computadorpt_BR
dc.subjecttecnologia no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectensino de geometriapt_BR
dc.subjectensino de álgebrapt_BR
dc.subjectSistemas-Lpt_BR
dc.subjectfractaispt_BR
dc.titleDesenhando com Turtle Graphics: Aprenda e ensine Matemática e Programação com a linguagem Pythonpt_BR
dc.title.alternativeDesenhando com Turtle Graphics: Pythonpt_BR
dc.typeBookpt_BR


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