Como comunicar a sustentabilidade dos hotéis nas plataformas digitais
Resumo
Resumo : O estudo tem como tema a sustentabilidade na hotelaria: proposta de selo digital pra meios de hospedagem, e aborda as práticas sustentáveis em hotéis e como se comunicam nas plataformas digitais. O problema central é como comunicar efetivamente a sustentabilidade nesse contexto. O objetivo é propor ações para a comunicação da sustentabilidade dos hotéis nas plataformas digitais de avaliações e reservas. A pesquisa visa beneficiar os hotéis, identificando a eficiência na comunicação de práticas sustentáveis e quais práticas são aderidas e comunicadas pelos hotéis pesquisados. Essa é uma pesquisa qualitativa dividida em três etapas: a) pesquisa bibliográfica, b) pesquisa documental e, c) pesquisa de campo com análise descritiva. Foram analisados 3 hotéis mais sustentáveis do mundo, de acordo com o TripAdvisor (2022) e para a pesquisa em Curitiba foi utilizada a plataforma do Booking.com. com filtros de interesse da pesquisa. De maneira geral a sustentabilidade envolve três pilares: social, econômico e ambiental. E alguns exemplares, notadamente H2 Hotel, The Brando e Fairmont, destacam-se globalmente por ações sustentáveis, baseados nos três pilares. Alguns hotéis em Curitiba possuem diversas práticas sustentáveis, porém não possuem nenhum selo sustentável. Comparativamente, os hotéis em Curitiba divergem dos mais sustentáveis globalmente ao investirem mais em práticas diárias do que em estruturas sustentáveis desde o princípio da criação dos hotéis. Abstract : The study focuses on sustainability in the hotel industry: proposing a digital label for lodging establishments and addressing sustainable practices in hotels and how they are communicated on digital platforms. The central issue is how to effectively communicate sustainability in this context. The objective is to propose actions for communicating the sustainability of hotels on digital review and booking platforms. The research aims to benefit hotels by identifying the efficiency in communicating sustainable practices and determining which practices are adopted and communicated by the hotels surveyed. This is a qualitative research divided into three stages: a) literature review, b) documentary research, and c) field research with descriptive analysis. Three of the world's most sustainable hotels, according to TripAdvisor (2022), were analyzed, and for the research in Curitiba, the Booking.com platform was used with research-specific filters. Overall, sustainability involves three pillars: social, economic, and environmental. Some exemplary hotels, notably H2 Hotel, The Brando, and Fairmont, stand out globally for sustainable actions based on these three pillars. Some hotels in Curitiba have various sustainable practices but do not have any sustainable certification. In comparison, hotels in Curitiba differ from the most sustainable ones globally by investing more in daily practices than in sustainable structures from the inception of the hotels. Keywords: Hospitality; Sustainability; Communication; Marketing.
Collections
- Turismo [236]