Sistema de Transporte Coletivo Urbano entre o Aeroporto Internacional Afonso Pena e a cidade de Curitiba-PR
Resumo
Resumo : O Aeroporto Internacional Afonso Pena (CWB), apresenta ineficiência no transporte coletivo que o conecta à cidade de Curitiba (PR). Esta ineficiência foi observada na Pesquisa de Satisfação dos Passageiros, realizada mensalmente pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). A partir disso, foi estabelecido o objetivo de propor alternativas para aperfeiçoar o transporte coletivo que conecta do CWB à capital do estado. Para isso, foi identificado o sistema de transporte vigente e desativado, e feita a análise da satisfação dos passageiros e dos funcionários do aeroporto. Após o levantamento, foi identificado os principais pontos de insatisfação de ambos os grupos, como a falta de transporte coletivo para o centro da capital e poucos horários de ônibus. Com isso, foram apresentadas três propostas para a facilitação e satisfação de quem necessita utilizar o transporte coletivo. A adoção da tecnologia NFC para pagamento de tarifa, possibilitando o pagamento da tarifa com crédito e débito; o retorno da operação do Aeroporto Executivo, que liga o aeroporto até os principais pontos de Curitiba; e a modificação do itinerário da linha E68 – Quississana/Guadalupe, que pode realizar a conexão do aeroporto até o centro da cidade de Curitiba. Com as pequenas modificações, boa parte da insatisfação de quem necessita do transporte coletivo podem ser sanadas. Abstract : The Afonso Pena International Airport (CWB) has inefficient public transportation that connects it to the city of Curitiba (PR). This inefficiency was observed in the Passenger Satisfaction Survey, carried out monthly by the Civil Aviation Secretariat (SAC). From this, the aim was to propose alternatives to improve the public transport that connects CWB to the state capital. To this end, the current and decommissioned transportation system was identified, and the satisfaction of passengers and airport employees was analyzed. After the survey, the main points of dissatisfaction for both groups were identified, such as the lack of public transport to the center of the capital and few bus schedules. As a result, three proposals were put forward to facilitate and satisfy those who need to use public transport. The adoption of NFC technology for fare payment, making it possible to pay the fare with credit and debit; the return to operation of the Airport Executive, which connects the airport to the main points of Curitiba; and the modification of the itinerary of line E68 - Quississana/Guadalupe, which can connect the airport to the city center of Curitiba. With these small changes, much of the dissatisfaction of those who need public transport can be remedied.
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- Turismo [235]