Economia criativa e destino inteligente como Política Pública no turismo no Brasil : uma proposta de consultoria para turismo criativo e inteligente em Curitiba (PR).
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Silva, Júlia Lueneberger Kauling da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : O turismo é um setor intrinsecamente ligado à tecnologia e à inovação. Através de adaptações ao longo de sua história, atravessando marcos significativos, evoluiu ao ponto em que se encontra hoje, passando por diversas fases até chegar ao panorama atual. Dessa forma, fundamenta-se a importância deste projeto, pois sem informações adequadas torna-se inviável o desenvolvimento de um destino inteligente e criativo. O atual Projeto de Planejamento e Gestão em Turismo (PPGT) aborda a relevância do turismo inteligente e da economia criativa, buscando compreender a evolução desses conceitos e promover o estímulo à adoção de novas práticas, com foco na inovação de produtos e serviços, contribuindo para o aprimoramento do setor. Nesse contexto, propõe-se uma consultoria integrada e aplicada para a cidade de Curitiba (PR), visando potencializar seu crescimento. Para tanto, no referencial teórico são abordadas as considerações sobre o Destino Turístico Inteligente, explorando sua evolução desde a tipologia tradicional até sua abordagem na Economia Criativa e nas Políticas Públicas, essa discussão procura estabelecer uma conexão entre esses temas, especialmente no contexto do turismo. Dessa forma, tem como objetivo geral propor a criação de um aplicativo inteligente, criativo e integrado em uma empresa de consultoria para destinos inteligentes. A fim de atingir o objetivo geral proposto, foram considerados os seguintes objetivos específicos: a) compreender os conceitos; b) identificar iniciativas e c) propor uma consultoria para a capital paranaense. Para tanto, conduziu-se uma pesquisa qualitativa, dividida em duas fases: descritiva e exploratória. Em seguida, realizou-se uma análise descritiva, empregando métodos de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados da pesquisa indicam que a interconexão entre esses conceitos é clara e a pesquisa abrange diversas regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, analisando o contexto específico de cada localidade. Em destaque na região Norte, temos Rio Branco; no Nordeste, destaca-se Recife; no Centro-Oeste, Brasília; no Sudeste, Belo Horizonte; e na região Sul, todas as três áreas têm apresentado um bom desenvolvimento. No entanto, mesmo com o avanço das grandes cidades em direção a tornarem-se Destinos Turísticos Inteligentes e desenvolverem a Economia Criativa, persiste uma significativa lacuna, especialmente na integração entre os serviços oferecidos, tanto públicos quanto privados, além de contar várias cidades ainda se encontram em um estado de estagnação. Ao alcançar todos os objetivos específicos, foi possível concluir o objetivo geral da pesquisa e estabelecer a Innovare: Turismo & Consultoria, uma empresa especializada no setor de turismo tendo a missão de transformar Curitiba em uma cidade inteligente, criativa e, acima de tudo, integrada. Propõe-se futuramente a aplicação do projeto, uma vez que o presente estudo tem uma forte contribuição para o mercado. Abstract : Tourism is a sector inherently linked to technology and innovation. Through adaptations over its history, crossing significant milestones, it has evolved to the point where it stands today, going through various phases until reaching the current landscape. Thus, the importance of this project is grounded, as without adequate information, the development of an intelligent and creative destination becomes unfeasible. The current Tourism Planning and Management Project (PPGT) addresses the relevance of smart tourism and creative economy, seeking to understand the evolution of these concepts and promote the adoption of new practices, focusing on the innovation of products and services, contributing to the enhancement of the sector. In this context, an integrated and applied consultancy is proposed for the city of Curitiba (PR), aiming to enhance its growth. To achieve the proposed overall objective, the following specific objectives were considered: a) understand the concepts; b) identify initiatives, and c) propose consultancy for the capital of Paraná. To do so, a qualitative research was conducted, divided into two phases: descriptive and exploratory. Subsequently, a descriptive analysis was carried out, employing methods of literature and documentary research. The research results indicate that the interconnection between these concepts is clear, and the study covers various regions: North, Northeast, Midwest, Southeast, and South, analyzing the specific context of each location. Highlighting Rio Branco in the North, Recife in the Northeast, Brasília in the Midwest, Belo Horizonte in the Southeast, and all three regions in the South have shown good development. However, despite the progress of large cities towards becoming Smart Tourist Destinations and developing the Creative Economy, a significant gap persists, especially in the integration between offered services, both public and private, with several cities remaining stagnant. Upon achieving all specific objectives, it was possible to conclude the overall objective of the research and establish Innovare: Tourism & Consultancy, a company specialized in the tourism sector with the mission of transforming Curitiba into a smart, creative, and, above all, integrated city. The application of the project is proposed in the future, as this study makes a strong contribution to the market.
Collections
- Turismo [236]