• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O etnoconhecimento na produção artesanal da erva-mate : decolonialidade dos saberes escolares na educação do campo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R-E-CARINA-BILL-WIECZORKOSKI.pdf (4.793Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Wieczorkoski, Carina Bill
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A Educação do Campo foi forjada a partir dos movimentos sociais, na luta por direitos à educação em todos os níveis de ensino, tendo como pressuposto a necessidade dos sujeitos de morar e estudar no campo. Nesse sentido, a presente objetivou compreender os processos de ensino de Ciências em escolas do campo a partir do etnoconhecimento. Para isso, buscou-se estabelecer relações entre os saberes camponeses e os saberes escolares no ensino da Matemática, a partir das práticas utilizadas na produção artesanal da erva-mate no município de São Mateus do Sul (PR). Metodologicamente adotou-se a História Oral em sua vertente temática. Os resultados mostraram a necessidade do diálogo de saberes, na construção de uma consciência crítica, a fim de decolonizar essa ciência, tida como universal e que, de maneira hegemônica, desumaniza e nega, na escola, a cultura local.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86992
    Collections
    • Educação do campo [600]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV