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dc.contributor.advisorFidelis, Lourival de Moraes, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherBatista, Andrea Francinept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.creatorTrevisanutto, Renato Vilelapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-06T14:34:22Z
dc.date.available2024-03-06T14:34:22Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86940
dc.descriptionOrientador: Lourival Fidelispt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Ândrea Francine Batistapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho objetiva em analisar o avanço do capitalismo agrário no Norte do Estado de Mato Grosso, a sua expansão através dos processos históricos migratórios e a suas consequências frente ao modelo de campo proposto hegemônico. Neste sentido, enquanto contraponto apresenta uma proposta hegemônica de modelo de campo a Educação do e no Campo como forma de resistência e manutenção dos territórios camponeses. Partindo da organização popular, movimentos sociais, processos de resistência são objetivados e materializados no campo da resistência, a participação do intelectual orgânico nos processos de educação não formal fortalece a luta de resistência. Por fim a experiência da Escola Agrícola Terra Nova, que diante da realidade inserida se apresenta como instrumento de resistência dos camponeses nos territórios, sendo que isso se dá na efetivação do processo de formação que a Escola desenvolve a partir da materialização do teórico prático que desenvolve. Neste sentido o papel da Escola Agrícola Terra Nova tem se consolidado a partir do campo da diversificação da produção, tendo como materialidade a agroecologia e assim a manutenção da juventude no campo, com vista na formação humana e transformação do concreto pensado. Desta forma, para a realização do presente trabalho, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas e trabalho de campo, para além do próprio envolvimento prático no processo da luta e resistência junto aos povos do campo, águas e florestaspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento rural - Mato Grossopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEcologia agrícolapt_BR
dc.titleO avanço do capitalismo no Mato Grosso e a educação do campo como estratégia de resistência e manutenção dos territórios camponeses : a experiência da escola agrícola Terra Novapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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