O avanço do capitalismo no Mato Grosso e a educação do campo como estratégia de resistência e manutenção dos territórios camponeses : a experiência da escola agrícola Terra Nova
Resumo
Resumo: O presente trabalho objetiva em analisar o avanço do capitalismo agrário no Norte do Estado de Mato Grosso, a sua expansão através dos processos históricos migratórios e a suas consequências frente ao modelo de campo proposto hegemônico. Neste sentido, enquanto contraponto apresenta uma proposta hegemônica de modelo de campo a Educação do e no Campo como forma de resistência e manutenção dos territórios camponeses. Partindo da organização popular, movimentos sociais, processos de resistência são objetivados e materializados no campo da resistência, a participação do intelectual orgânico nos processos de educação não formal fortalece a luta de resistência. Por fim a experiência da Escola Agrícola Terra Nova, que diante da realidade inserida se apresenta como instrumento de resistência dos camponeses nos territórios, sendo que isso se dá na efetivação do processo de formação que a Escola desenvolve a partir da materialização do teórico prático que desenvolve. Neste sentido o papel da Escola Agrícola Terra Nova tem se consolidado a partir do campo da diversificação da produção, tendo como materialidade a agroecologia e assim a manutenção da juventude no campo, com vista na formação humana e transformação do concreto pensado. Desta forma, para a realização do presente trabalho, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas e trabalho de campo, para além do próprio envolvimento prático no processo da luta e resistência junto aos povos do campo, águas e florestas