dc.contributor | Carvalho, Beatriz Komar de | pt_BR |
dc.contributor | Fernandes Lucas, Deborah | pt_BR |
dc.contributor | Biernaski, Jéssica | pt_BR |
dc.contributor | Borato, Mariane | pt_BR |
dc.contributor | Souza, Stephany Ferreira de | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Israel, Vera Lúcia, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Araújo, Luize Bueno de, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Fisioterapia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-05T21:00:10Z | |
dc.date.available | 2024-03-05T21:00:10Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86912 | |
dc.description | Autores: Beatriz Komar de Carvalho, Deborah Fernandes Lucas, Jessica Biernaski, Mariane Borato, Stephany Ferreira de Souza | pt_BR |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Vera Lúcia Israel | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Profa. Dra. Luize Bueno de Araujo | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Fisioterapia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) é um processo sequencial que depende de diversos aspectos, os quais resultam na aquisição de diferentes habilidades motoras, conforme os contextos dos ambientes e as tarefas oferecidas à criança. Em prol de se conquistar as máximas potencialidades de cada criança é necessária uma abordagem precoce e estimulante, tanto no cenário da avaliação quanto no da intervenção fisioterapêutica, destacando aqui o meio aquático como uma possibilidade de estimulação que pode incluir estratégias lúdicas e atrativas, o que colabora com o DNPM. Nesse cenário, a prática fisioterapêutica de promoção e prevenção em saúde da criança precisa ser direcionada de modo singular, seja ela aquática, seja terrestre. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar e analisar as habilidades motoras aquáticas e terrestres de bebês. Trata-se de um estudo observacional, transversal de perfil descritivo de série de casos com identificação e análise das habilidades motoras em ambiente aquático e em solo de crianças de 4 a 24 meses de idade. Foi realizada triagem por meio de um Questionário Socioeconômico, além de uma avaliação que ocorreu em duas etapas: em solo, por meio da Alberta Infant Motor Scale (AIMS) e o Developmental Screening Test (Denver II); e em meio líquido, pela Adaptation of the Aquatic Functional Assessment Scale for Babies (AFAS-BABY©). A triagem resultou em uma amostra de 15 crianças de 5 a 21 meses de idade, de ambos os sexos. Em relação à AIMS, os resultados obtidos foram que 5 crianças (38,46%) acabaram classificadas como DNPM suspeito e 8 crianças (61,53%) como desenvolvimento típico. Os resultados da DENVER II classificaram como desenvolvimento típico 10 crianças (66%), questionável 3 crianças (20%) e com atraso 2 crianças (13,33%). Por meio da AFAS-BABY©, foi visto que a maioria da amostra conquistou pontuação maior que 50% nos comportamentos motores avaliados, que quando analisado de forma individual por fases mostra que as crianças mais velhas foram as que conquistaram maiores escores. Conclui-se que é possível investigar as habilidades motoras de bebês de 4 a 24 meses com a aplicação de instrumentos avaliativos específicos terrestres e aquáticos, de forma assertiva e precoce, a fim de identificar possíveis riscos e definir estratégias de intervenção | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Hidroterapia | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.title | Avaliação fisioterapêutica de habilidades motoras aquáticas para crianças de 4 a 24 meses : um olhar sobre o desenvolvimento neuropsicomotor | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |