Relações de gênero na EJA : investigação sobre a formação de identidades de gênero e seus desdobramentos sociais
Resumo
Resumo : O presente trabalho buscou analisar os dados coletados durante as observações em uma turma de EJA (Educação de Jovens e Adultos) em uma escola da rede estadual de ensino do estado do Paraná. As observações foram direcionadas pela metodologia de pesquisa etnográfica, observando fatores e acontecimentos, com constância ou não, que ocorressem no cotidiano da turma observada e que pudessem demarcar relações de gênero e sexualidade. Para a escrita do trabalho foram selecionados três conceitos relacionados à temática que são: performatividade, transgressão e binarismo de gênero. A principal fonte teórica utilizada foi Judith Butler, com o foco principal em sua obra Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade, já que essa obra fornece os requisitos necessários para a análise dos três conceitos acima citados. O interesse na pesquisa surgiu diante da vontade colaborar com a desmistificação das orientações sexuais, demarcando a diferença entre identidade de gênero e sexo biológico, além da compreensão do como o meio é interagente na formação de todas essas características, com foco ao ambiente Abstract : The present work sought to analyze the data collected during the observations in a public school in the State of Paraná. Observations were directed by the methodology of ethnographic research, observing factors and events, either repeated or not, that occurred in the daily life of the group observed and that could demarcate relations of gender and sexuality. For the writing of the work were selected three concepts related to the theme that are: performativity, transgression and gender binarism. The main theoretical source used was Judith Butler, with the main focus in her work Gender Problems: feminism and identity subversion, since this work provided the necessary requirements for the analysis of the three concepts mentioned above. The interest in the research is grounded in the will to collaborate with the demystification of the sexual orientations, demarcating the difference between gender identity and biological sex, as well as the understanding of how the environment interacts in the formation of all these characteristics, focusing on the school environment, where many certainties are both evidenced and put in check.
Collections
- Pedagogia [622]