Ação e diálogo no ensino fundamental e médio : desafios e possibilidades
Resumo
Resumo : A presente investigação tem o objetivo de analisar a contribuição do diálogo na mediação de conflitos em uma instituição de ensino da rede Estadual no município de Curitiba, no estado do Paraná. Foi utilizada a metodologia de natureza qualitativa baseadas na perspectiva de Gil (2010), para fins de recolher dados foram pesquisadas as Atas em que são registrados os conflitos que ocorrem por bullying e indisciplina entre Julho de 2017 a Setembro 2018. O estudo a partir de autores como Dayrell (2013), Arroyo (2013), Freire (1996), Candau (2007), analisa quem são os alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a função social da escola, as relações entre os alunos e alunos, professores e alunos que estão dentro da escola, além de relacionar a legislação referente ao tema abordado. As informações pesquisadas, possibilitaram compreender e dimensionar a importância da coleta de dados referente aos conflitos e das possibilidades do diálogo por meio do recurso da mediação, dentro do projeto Diálogo-Ação. Os resultados apontados revelaram que que a escola de modo geral compreende que é preciso o diálogo e ações para diminuir os conflitos no ambiente escolar. Entretanto, ainda há muito a ser feito pois é preciso profissionais que estejam disponíveis e com preparo para atender tal demanda. Abstract : He present research has the objective of analyzing the contribution of the dialogue in the mediation of conflicts in the educational institution of a school of the State network in the city of Curitiba, in the state of Paraná. The qualitative methodology was used based on the perspective of Gil (2010). In order to collect data, we searched the records in which the conflicts that occur due to bullying and indiscipline between January 2017 and August 2018 are recorded. of authors such as Dayrell (2013), Arroyo (2003), Freire (1996), Candau (2007), analyzes the students of High School, the social function of the school and the relationships between students and students and teachers and students who are within the school, in addition to relating the legislation related to the topic addressed. The information researched, made it possible to understand and size the importance of collecting data regarding conflicts and the possibilities of dialogue through the mediation resource within the Dialogue Action project. The results indicated that the school in general understands that it takes dialogue and actions to reduce conflicts in the school environment. However, there is still a lot to be done as it requires professionals who are available and prepared to meet such demand
Collections
- Pedagogia [560]