Concepções acerca da resolução de problemas matemáticos : formação inicial do educador em evidência
Resumo
Resumo : A presente pesquisa, realizada como Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Paraná, teve como objetivo compreender quais são as concepções dos educadores em Formação Inicial sobre a Resolução de Problemas no ensino de Matemática, sendo os sujeitos da pesquisa estudantes da 3a série do Curso de Formação de Docentes, de uma instituição pública de Curitiba. Para isso, apresenta-se um breve histórico sobre a Resolução de Problemas no ensino de Matemática sob a ótica de Onuchic e Allevato (2004) e Morais e Onuchic (2014). Como revisão de literatura, realizou-se um levantamento de pesquisas relacionadas à temática a partir dos anais das edições entre 2007 e 2016 do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática (SIPEM). A seleção de artigos ocorreu por meio de critérios condizentes à pesquisa, assim como a análise acerca da fundamentação teórica, da metodologia e das discussões sobre as concepções de Resolução de Problemas. Do mesmo modo, enfatizam-se as perspectivas de Polya (2006), Onuchic e Allevato (2004; 2014) e Smole e Diniz (2001) sobre Resolução de Problemas. A metodologia de pesquisa adotada refere-se à abordagem qualitativa, em consonância com as ideias de Bogdan e Biklen (1994), utilizando como instrumentos de coleta de dados um questionário, o diário de campo, o plano de trabalho docente e entrevista com os sujeitos da pesquisa. As reflexões e análises da pesquisa de campo indicam a influência da formação da docente responsável pela disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática na construção do conhecimento pelos estudantes do Curso de Formação de Docentes e destacam as concepções dos autores supracitados, presentes indiretamente nas falas dos sujeitos, evidenciando uma fase de transição entre o pensamento tradicional e a adoção de novas estratégias no ensino-aprendizagem em Matemática, como a Resolução de Problemas. Abstract : The present research, carried out as a Work of Conclusion of Pedagogy Course, at the Federal University of Paraná, aimed to understand the conceptions of educators in Initial Formation on Problem Solving in Mathematics teaching, of students of 3rd series of the Teacher Training Course, from a public institution in Curitiba. For that, a brief history is presented on Problem Solving in Mathematics teaching from the perspective of Onuchic and Allevato (2004) and Morais and Onuchic (2014). As a literature review, a survey of research related to the subject was carried out from the annals of the editions between 2007 and 2016 of the National Meeting on Mathematical Education (ENEM) and the International Seminar on Research in Mathematical Education (SIPEM). The selection of articles was carried out through criteria consistent with the research, as well as the analysis about the theoretical basis, the methodology and the discussions about the concepts of Problem Solving. Likewise, the perspectives of Polya (2006), Onuchic and Allevato (2004, 2014) and Smole and Diniz (2001) on Problem Solving are emphasized. The research methodology used refers to the qualitative approach, in agreement with the ideas of Bogdan and Biklen (1994), using as data collection instruments a questionnaire, the field diary, the teaching work plan and interview with the subjects of the research. The reflections and analyzes of the field research indicate the influence of the teacher training responsible for the discipline of Mathematics Teaching Methodology in the construction of knowledge by the students of the Teacher Training Course and highlight the conceptions of the authors mentioned above indirectly present in the subjects' speeches , evidencing a phase of transition between traditional thinking and the adoption of new teaching-learning strategies in Mathematics, such as Problem Solving.
Collections
- Pedagogia [626]