Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKnoblauch, Adriane, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorNobre, Iorge Soarespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T12:26:22Z
dc.date.available2024-02-29T12:26:22Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86784
dc.descriptionOrientador: Profa Dra Adriane Knoblauchpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 55-56pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho busca compreender o processo de aculturação escolar pelo qual a criança é submetida no primeiro ano do Ensino Fundamental. Para tal, a metodologia adotada foi a realização de observação das práticas escolares em uma turma de primeiro ano desta etapa de ensino, e a realização de entrevistas com a professora regente e as professoras de permanência, sendo que na observação o foco adotado foi de análise ao engajamento apresentado pelas crianças para a realização das atividades formais propostas pelos adultos, e nas entrevistas buscou-se reunir informações referentes às perspectivas das professoras sobre a infância na escola, sobre o seu trabalho e função da escola, e também sobre sua experiência escolar como alunas no Ensino Fundamental. O referencial teórico se apoiou em estudos da sociologia da infância para interpretar a realidade das infâncias das crianças que vivenciam a experiência escolar, dos teóricos do processo de socialização para compreender a influência da cultura escolar no desenvolvimento da criança, e também de estudos sobre formação docente para entender como as ações dos adultos reproduzem práticas de aculturação escolar. Com a análise dos dados recolhidos da observação e das entrevistas, foi possível mapear os recursos que os adultos utilizavam para conter o comportamento das crianças, conhecer as expectativas das professoras sobre o desempenho e comportamento das crianças da turma de primeiro ano, além de identificar características de resistências das crianças perante o processo de aculturação escolar.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present work search to understand the process of scholar acculturation which one childs are submitted on his first year of Fundamental School. For that, the adopted methodology was realizing observation of the school practices in a first year class of this education stage, and the realization of interviews with the regent teacher and the permanence subject teachers, being that on the observation the adopted focus was the analyze of the engaging shown by the child's on the realization of the formal activities proposed by the adults, and on the interviews it was sought to reunite informations about the teachers perspective over the childhood on the school, their work and the school function, and also about their scholar experience being students of the Fundamental School. The theoretical referencial was based on sociology of childhood studies to interpret the reality of the children's childhood that live the school experience, the theorics of the socialization process to comprehend the influence of scholar culture on children’s development, and also the studies about teaching formation to understanding how adults actions reproduce practicals of scholar acculturation. With the analysis of the recovered data from the observation and the interviews, was possible to mapping the resources that adults used to contain the children’s behavior, know the teacher’s expectations about the children’s performance and behavior on the first year class, and also identify features of children’s resistance over the scholar acculturation process.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAvaliação educacional - Estudo e ensino (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectAculturaçãopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleA infância no primeiro ano ensino fundamental : o desafio de tornar-se aluno sendo criançapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples