O brincar na educação infantil
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo a reflexão sobre o brincar na Educação Infantil. Para isso, foram feitas análises do conceito de Educação Infantil em relação ao brincar, as leis, documentos e normas municipais, estaduais e federais. Foram também analisados documentos como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e as Diretrizes Curriculares Municipais de Curitiba (2006) e Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009), percebendo sua importância para o desenvolvimento das crianças. A pesquisa está apoiada nas ideias de autores como Didonet (2001) e Kuhlmann (2000), em relação a linha histórica do brincar e em autores como Lira (2012), Brougère (1997), Libâneo (1994), Bondioli (1999) e Leal (2005), para fundamentar o trabalho em relação ao brincar e o planejamento das brincadeiras na educação infantil. Como metodologia foi realizada uma pesquisa de campo com crianças e professoras. Foram observadas aula e realizada uma entrevista com duas professoras de um Cento Municipal de Educação Infantil de Curitiba (CMEI). Os resultados da pesquisa evidenciam algumas inquietações e limitações no uso do tempo e do espaço destinado ao brincar na Educação Infantil. No entanto, percebe-se que há um esforço por parte das professoras para que possam exercer um trabalho de qualidade na Educação Infantil, no que se refere ao brincar. Abstract : The present work aims to reflect on playing in education For this, they were made of the concept of early childhood education.in relation play, the local laws, federal government. These documents were also the Statute of the Child and of the Adolescent (ECA) and the Municipal Curricular Guidelines of Curitiba (year) and National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2009), realizing their importance for the development of children. A search is supported Didonet (2001) and Kuhlmann (2000), in relation to and Lira (2012), Brougère (1997), Libânio (1994), Bondioli (1999) and Leal (2005), to support the work in play and planning of play in early childhood education. As a methodology, a field survey was carried out with children and teachers Lessons were held and an interview with two teachers of the Municipal Education Center for Children of Curitiba (CMEI). The results of the survey highlight several concerns and use of the time and space destined to play in Early Childhood Education. Not However, it is perceived that there is an effort on the part of the teachers so that to exercise, to exercise, to exercise, to exercise, to exercise, to exercise, to exercise, to exercise Referring to play.
Collections
- Pedagogia [410]