• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Conhecimentos e orientações aos profissionais da educação : dificuldades e avanços na identificação e prevenção de maus tratos infantis

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    RAISSA TERRA FERREIRA E SOUZA.pdf (1.232Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Souza, Raissa Terra Ferreira e
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A violência doméstica representa todo ato, ou, omissão praticada por responsáveis contra crianças e/ou adolescentes causando danos físicos, sexuais e/ou psicológicos. Sinais de queda na aprendizagem e pouca socialização são algumas das características para suspeitar de violência contra crianças e adolescentes. O objetivo do presente trabalho é analisar e descrever os conhecimentos dos profissionais de educação sobre o processo de identificação, notificação e prevenção de maus tratos infantis. Participaram dessa pesquisa seis profissionais ligadas ao atendimento com criança e adolescente, entre elas quatro profissionais de educação de um Centro Municipal Educação Infantil, uma conselheira tutelar e uma funcionária do Núcleo Regional de Educação de Curitiba responsável pela Rede de Proteção dos CMEI"S Matriz, todas do sexo feminino, idade média de 39 anos, como atuação há 16 anos na área da Educação. Foi elaborado e utilizado um questionário para abordar: questões sócio demográficas; o perfil e conhecimento dos entrevistados sobre identificação da violência e maus tratos contra crianças e adolescentes; o encaminhamento dos casos identificados e possíveis melhorias neste processo; as consequências geradas pelos maus tratos em crianças e adolescentes, bem como, sua prevenção perante suspeitas, ou, confirmações de violência contra crianças e adolescentes. Os dados apontam que ainda há muitas barreiras que dificultam e até impedem o processo de identificação e prevenção da violência infantil, entre eles: a falta de articulação entre os órgãos que compõe a Rede de Proteção; a capacitação de profissionais, principalmente, da área da Educação e da Saúde, e, as dificuldades socioeconômicas encontradas na comunidade onde o CMEI se localiza, aumentando a vulnerabilidade das vítimas. Um grande desafio do segmento Educação na atualidade é a construção de relações justas entre adultos e crianças, compreendendo que é mais difícil educar pelo diálogo, mas, a longo prazo esse processo irá contribuir para que tenhamos adultos mais preparados para construir uma sociedade melhor.
     
    Abstract : Domestic violence represents every act, or, omission practiced by those responsible against children and / or adolescents causing physical, sexual and / or psychological damages. Signs of falling learning and little socialization are some of the characteristics to suspect violence against children and adolescents. The objective of the present work is to analyze and describe the knowledge of educational professionals about the process of identification, notification and prevention of child abuse. Six professionals involved in the care of children and adolescents participated in this study, among them four education professionals from a Municipal Infant Education Center, a tutor counselor and an employee of the Regional Education Center of Curitiba responsible for the Protection Network of the CMEI'S Matrix, all of them female, mean age of 39 years, as actuation for 16 years in the area of Education. A questionnaire was developed and used to address: socio- demographic issues; the profile and knowledge of the interviewees about the identification of violence and mistreatment against children and adolescents; the referral of identified cases and possible improvements in this process; the consequences of maltreatment in children and adolescents, as well as their prevention in the face of suspicions, or, confirmations of violence against children and adolescents. The data indicate that there are still many barriers that hinder and even impede the process of identification and prevention of child violence, among them: the lack of articulation between the organs that make up the Protection Network; the training of professionals, mainly in the area of Education and Health, and the socioeconomic difficulties found in the community where the CMEI is located, increasing the vulnerability of the victims. A major challenge in the Education segment today is the construction of fair relations between adults and children, understanding that it is more difficult to educate through dialogue, but in the long run this process will contribute to having adults more prepared to build a better society.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86772
    Collections
    • Pedagogia [626]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV