dc.contributor.advisor | Minetto, Maria de Fatima Joaquim, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Carniel, Thais Carolina Albach | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T18:17:41Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T18:17:41Z | |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86770 | |
dc.description | Orientador: Professora Dra. Maria de Fátima Minetto | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 46-49 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A quebra de paradigmas relacionadas a incapacidade de pessoas com deficiência intelectual para a visão de uma pessoa com capacidade e potencialidades é necessária para garantir uma inclusão e qualidade de vida a estes indivíduos. A presente pesquisa foi realizada na escola regular e escola especial, as quais, apesar de possuírem propostas de trabalho diferentes, possuem um propósito em comum, potencializar a autonomia e a capacidade adaptativa do indivíduo. Este estudo tem como objetivo geral identificar a percepção de autonomia e intensidade de suporte para pais e professores de crianças com deficiência intelectual. A pesquisa possuiu um recorte transversal com caráter explicativo, descritivo e qualitativo. A coleta de dados foi feita com cinco professores e cinco mães relacionados a mesma criança que possuíam entre sete e dez anos de idade com diagnóstico de deficiência intelectual, portanto a pesquisa teve a participação de 10 indivíduos referente a 6 crianças alvo. Os dados foram analisados por meio do software Excel. Os resultados demonstram as percepções da intensidade de suporte relatadas pelos responsáveis das crianças alvo da pesquisa é de uma maior autonomia quando comparados aos professores, bem como a visão que os mesmos possuem sobre autonomia não esta em conformidade com a literatura e a percepção sobre as funções do tutor não estão em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão. É possível, portanto, entender a importância da formação de professores para a diversidade, para que se sintam mais seguros diante dos novos paradigmas da educação inclusiva, entender ainda os suportes necessários para cada criança para que seja possível traçar estratégias mais eficazes que o tutor. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : The breakdown of paradigms related to the incapacity of people with intellectual disability to the vision of a person with capacity and potential is necessary to guarantee inclusion and quality of life to these individuals. The present research was carried out in both regular school and special school, which have different proposal of work, however share a common purpose, to enhance the autonomy and the adaptive capacity of the individual. This study has a general objective to identify the perception of autonomy and support intensity for parents and teachers of children with intellectual disabilities. The research had a transversal cut with explanatory, descriptive and qualitative character. The data collection was done with five teachers and five mothers related to the same children who were between seven and ten years old with a diagnosis of intellectual disability, so the research had the participation of 10 individuals related to 6 target children. The data were analyzed using Excel software. The results demonstrate the perceptions of the support intensity reported by the parents are of a greater autonomy when compared to the teachers, as well as the vision that they have about autonomy is not in accordance with the literature and the perception about the functions of the tutor are not in compliance with the Brazilian Inclusion Law. Therefore it is possible to understand the importance of teacher training for diversity, so that they feel more secure in the face of the new paradigms of inclusive education, to understand the necessary supports for each child and so that strategies can be more effective than the paraprofessional. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Crianças com deficiência mental - Educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Pais e professores | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Reflexões : autonomia, intensidade de suporte e tutor | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |