A literatura na educação de jovens e adultos
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem como foco o uso da literatura, sua importância na alfabetização e sua configuração como material de apoio à prática da leitura nas salas da Educação de Jovens e Adultos. Após um breve histórico da trajetória da EJA no Brasil e no estado do Paraná, a partir da colonização alcançando os dias atuais, fazendo menção a alguns projetos e campanhas de alfabetização, cujo intuito era a superação do analfabetismo, discute-se o processo de alfabetização, nessa modalidade de ensino, com base no Método Paulo Freire, sendo feitas considerações sobre os níveis de escolarização que integram as salas de aula da EJA associadas à experiência de vida de cada educando, influenciando o aprendizado e promovendo trocas de experiências valiosas. Abordam-se mecanismos de articulação da prática de ensino, visando um melhor aproveitamento das estratégias utilizadas pelos professores. Há um questionamento acerca da ausência de turmas de acordo com os diversos níveis de conhecimento, para um melhor direcionamento dos projetos destinados aos educandos. O terceiro capítulo trata especificamente da literatura, sua importância, a contribuição do professor para o aprendizado, ao utilizá-la como ferramenta de incentivo à leitura, além de destinar um tópico aos possíveis títulos literários que têm características pertinentes para a utilização na EJA. O Concurso Literatura Para Todos, promovido pelo MEC que selecionou dez obras de variados gêneros voltados exclusivamente para a Educação de Jovens e Adultos, foi abordado de forma breve, no intuito de registrar uma das ações que convergem para o bom andamento do processo de aquisição da leitura e da escrita. Por fim, estão apresentados todos os 10 (dez) livros selecionados e publicizados, acrescidos de uma breve descrição de seu conteúdo. Para que este trabalho alcançasse bom termo, lançou-se mão de muitas publicações de autores e estudiosos de renome e que, sem eles não seria possível obter subsídios necessários para sua conclusão. Entre eles estão: Arroyo (2005), Benvenuti (2012), Durante (1998), Foucambert (2008), Freire (1983), Jolibert (2006), Lajolo (1987), Kleiman (1989), Moll (1999), Ribeiro (2006), Soares (2017), Tiepolo (2009), Zanetti (1999) entre outros não menos importantes. Além de documentos, pareceres e leis que norteiam a educação. Abstract : The present work focuses on the literature usage, its importance in literacy and its configuration as a support material for the practice of reading in the rooms of Youth and Adult Education. After a brief history of the EJA trajectory in Brazil and in the state of Paraná, from the colonization reaching the present days, mentioning a few projects and literacy campaigns, whose purpose was to overcome illiteracy, the literacy process is discussed in this teaching modality, based on the Paulo Freire Method, being made considerations about the levels of schooling that integrate EJA classrooms associated with the life experience of each student, influencing learning and promoting exchanges of valuable experiences. Approach mechanisms of teaching practice articulation, aiming a better use of the strategies used by teachers. There is a questioning about the absence of classes according to the different levels of knowledge, for a better targeting of the projects destined to the students. The third chapter deals specifically with literature, its importance, the teacher's contribution to the learning when using it as a tool to encourage reading, besides assigning a topic to possible literary titles that have relevant characteristics for use in the EJA. The Literature for All Contest, promoted by MEC, which selected ten works of various genres, aimed exclusively at Youth and Adult Education, was briefly addressed, in order to register one of the actions that converge for the good progress of the process of reading and writing acquisition. Finally, we present all 10 (ten) selected and published books plus a brief description of their contents. For this work to come to fruition, many publications of renowned authors and studious were used, and without them, it would not be possible to obtain the necessary subsidies for its conclusion. Arroyo (2005), Benvenuti (2012), Durante (1998), Foucambert (2008), Freire (1983), Jolibert (2006), Lajolo (1987), Kleiman (1989), Moll (1999), Ribeiro (2006), Soares (2017), Tiepolo (2009), Zanetti (1999) among others not less important. In addition to documents, opinions, and laws that guide education.
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- Pedagogia [622]