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dc.contributorKichijanovski, Thaizpt_BR
dc.contributor.advisorDaniel, Leziany Silveira, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorMachado, Juliana Marcelinopt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T16:19:07Z
dc.date.available2024-08-08T16:19:07Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86747
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Leziany Silveira Danielpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 38-39pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho apresenta um estudo sobre a Documentação Pedagógica, direcionado às possibilidades existentes de registro com materiais digitais, unindo o processo de documentação à nova era digital em que estamos inseridos. Com o propósito de adquirir mais conhecimentos sobre o assunto, ainda relativamente recente no meio educacional, objetivamos também verificar se está presente na prática e como é executada. Inicialmente realizamos uma contextualização histórica sobre o tema, que teve sua origem na cidade de Reggio Emilia, na Itália e, em seguida, a chegada da documentação no Brasil, relatando como esse método ganhou destaque, não só no país, como no mundo todo. Serão abordadas questões relacionadas às formas de registro digitais nesta era a qual estamos vivendo e como estas podem auxiliar e contribuir no ambiente educativo, além de analisar os documentos oficiais e leis que citam o assunto ou termos semelhantes. Com a finalidade de aprofundar os estudos, realizamos questionários com professoras e pedagogas de um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) e uma escola municipal, com uma turma de educação infantil, a fim de observar a visão que têm sobre a documentação pedagógica, como é realizada e quais suportes de registro estão disponíveis na instituição, levando em consideração se há concordância com os documentos analisados anteriormente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The current work presents a study on the Pedagogical Documentation, directed to the existing possibilities of recording with digital materials, joining the process of documentation to the new digital era in which we are inserted. With the purpose of acquiring more knowledge about the subject, still relatively recent in the educational environment, we also aim to verify if it is present in the practice and how it is executed. Initially we carried out a historical contextualization about the theme, which originated in the city of Reggio Emilia, Italy and then the arrival of the documentation in Brazil, reporting how this method gained prominence, not only in the country, but also in the whole world. It will address issues related to the digital record forms in this era that we are living and how they can help and contribute in the educational environment, as well as review official documents and laws that cite the subject, or similar terms. In order to deepen our studies, we carried out questionnaires with teachers and pedagogues, a CMEI (Town Center for Early Childhood Education) and a town school with a kindergarten class with the view to observe their vision of pedagogical documentation, how it is carried out and what recording media are available in the institution, taking into account if there is agreement with the documents analyzed previously.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDocumentaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTecnologia educacional - Brasilpt_BR
dc.titleA documentação pedagógica na educação infantil : novas possibilidades de registro com a era digitalpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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