O senso númerico envolvido na resolução de problemas
Resumo
Resumo : O senso numérico é uma habilidade que possibilita uma boa relação com a matemática e com as situações que envolvem os números. Ele deve ser desenvolvido desde o nascimento dos indivíduos, para que no futuro estes não apresentem dificuldades nessa área. Já a resolução de problemas como metodologia, permite desenvolver alunos mais pensantes, criativos e preparados para lidarem com situações diversas e utilizarem diferentes estratégias. Neste trabalho, buscamos investigar indícios de senso numérico desenvolvido nas suas estratégias de resolução de problemas, por meio de entrevistas individuais com seis crianças de quinto ano de uma escola municipal da Cidade de Curitiba. As crianças foram solicitadas a resolver cinco problemas matemáticos e posteriormente explicar como chegaram aos resultados. Os alunos entrevistados apresentaram poucos indícios de senso numérico em suas resoluções e dificuldades na área da matemática, utilizando poucas estratégias próprias para resolver as questões propostas, apenas replicando o método escolar. Apesar de terem apresentado alguns indícios de senso numérico, esses foram abaixo do esperado para alunos de um quinto ano do ensino fundamental. Abstract : Number sense is a skill that enables a good relationship with mathematics and situations involving numbers. It must be developed from the birth of individuals, so that in the future these do not present difficulties in this area. Solving problems as a methodology allows students to develop more thinking, creative and prepared to deal with different situations and use different strategies. In this work, we seek to investigate, through individual interviews, six children from the fifth year of a municipal school in the City of Curitiba, who show signs of number sense developed in their problem solving strategies. The children were asked to solve five mathematical problems and then explain how they came up with the results. The students interviewed presented few signs of number sense in their resolutions and difficulties in the area of mathematics, using few strategies of their own to solve the proposed questions, only replicating the school method. Although they did show some numeric cues, they were lower than expected for fifth graders.
Collections
- Pedagogia [619]