Identificação da formação sobre o tema abuso sexual de profissionais que atuam na educação infantil
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo identificar o perfil dos profissionais que atuam na educação em relação ao tema abuso sexual infantil, detectando se o tema faz parte de sua formação inicial ou continuada. Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância a escola tem papel importante no sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Cabe a ela assegurar o cumprimento de tais direitos promovendo a prática da cidadania e da participação dos meninos e meninas, além de notificar casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos ao conselho tutelar. Diante de tais considerações, aplicou-se um questionário a profissionais da educação, com o intuito de avaliar a eficácia de cursos de graduação, capacitação e formação continuada acerca do tema abuso sexual infantil, apontando seu repertório de informações sobre o assunto, identificando os sintomas que uma criança sexualmente abusada apresenta e conhecimento dos procedimentos corretos para adotar frente a denúncias e encaminhamentos de casos aos serviços de proteção à criança. Abstract : The present work aims to identify the profile of professionals working in education in relation to child sexual abuse issue by detecting whether the topic is part of your initial or continuous training. According to the United Nations Children's Fund the school has important role in the system of guarantee of the rights of children and adolescents. It's up to her to ensure the fulfilment of these rights by promoting the practice of citizenship and the participation of boys and girls, in addition to notify cases of suspected or confirmed abuse to child protective services. Faced with such considerations, a questionnaire was applied to education professionals, in order to assess the effectiveness of courses, training and continuing education on the subject child sexual abuse, pointing your repertoire of information about it, identifying the symptoms that a sexually abused child features and knowledge of the correct procedures to adopt in the face of complaints and referrals of cases to child protective services.
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- Pedagogia [622]