Saúde docente : uma análise da percepção dos professores da educação básica
Resumo
Resumo : Estudos relacionados à saúde do professor apontam que a profissão docente é considerada uma atividade de risco, por ser uma das profissões mais estressantes, considerando as atividades inerentes ou não a esta função. Ao professor, é atribuído o fracasso e o sucesso da pessoa em situação escolar, exige-se do docente o desempenho de um bom trabalho dentro e fora da sala de aula. O professor é um dos profissionais que mais despende de tempo estudando, se aperfeiçoando e adquirindo domínio de novos métodos e técnicas que venham a surgir em sua função. Além disso, dedica um grande tempo ao planejamento de aulas e outras atividades como correção de cadernos e provas. Não se pode deixar de apontar a necessidade de atender prontamente às exigências dos pais de alunos e da gestão escolar. Este estudo revela as relações estabelecidas entre a saúde docente e as constantes mudanças no papel do professor na sociedade. Com a participação dos professores entrevistados, os resultados indicam possíveis causas de patologias em professores, além de mostrar relatos dos professores, nos quais os mesmos apontam possíveis melhorias em suas condições de trabalho. As relações supracitadas precisam ser exploradas de forma mais ampla para, dessa forma, buscar possíveis soluções e tentar impulsionar cada vez mais pesquisas na área de saúde docente. Abstract : Studies related to teacher 's health indicate that the teaching profession is considered a risk activity, since it is one of the most stressful professions, considering the activities inherent or not to this function. The teacher is assigned the role of forming citizens, the teaching function is attributed to all the failure and success of the individual in a school situation, the latter is required to perform a good job inside and outside the classroom. The teacher is one of the professionals who spends most of his time studying, improving and gaining mastery of new methods and techniques that emerge in his function. In addition, he spends a great deal of time planning lesson plans for other activities such as book and proofreading. We must point out the need to respond promptly to all the demands of the students' parents and school management. This paper reveals relationships established between teacher health and the constant changes in the role of teacher in society. We have here, with the participation of the teachers interviewed, results that indicate the possible factors causing pathologies in teachers, besides showing reports of the teachers, in which they point out possible improvements in their working conditions. The aforementioned relations need to be explored in a broader way, in order to find possible solutions and try to promote more research in the area of teacher 's health.
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- Pedagogia [619]