Mostrar registro simples

dc.contributorKlassen, Marinapt_BR
dc.contributor.advisorDalla-Bona, Elisa Maria, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSilva, Debora Andressa dapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T17:54:26Z
dc.date.available2024-08-08T17:54:26Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86722
dc.descriptionOrientador: Profa Dra. Elisa Maria Dalla-Bonapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 94-98pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho relata uma pesquisa-ação sobre a formação de leitores literários na educação infantil que foi realizado numa escola da rede privada de Curitiba (Brasil). Por meio da observação participativa das pesquisadoras em duas turmas da educação infantil, sendo uma de Nível IV, com crianças entre 3 e 5 anos, e outra de Nível V, com crianças entre 4 e 6 anos, percebeu-se o trabalho deficitário com a leitura literária nessa escola. A observação se constituiu em apreender as características das crianças, da turma e do trabalho das professoras em relação ao letramento literário. Percebeu-se que esse trabalho ocorria sem um planejamento, perdendo dessa forma seu potencial. Entendendo, a partir de leituras de autores como Abramovich (1989), Souza (2013, 2016a, 2016b), Girotto (2016a, 2016b, 2018), Reyes (2010), entre outros, a importância da literatura na primeira infância, as pesquisadoras se sentiram motivadas a realizar um projeto de intervenção para inferir naquela realidade. A partir das observações foram feitos planejamentos para um projeto de leitura literária, onde foram definidas as obras que seriam lidas e como se daria o processo de execução dele nas turmas. O projeto de leitura buscava proporcionar o prazer que a literatura pode trazer e permitir o diálogo sobre as obras trabalhadas. Conclui-se que a escola deve ser um espaço de formação de leitores, e para que isso seja possível, o planejamento prévio das leituras é essencial. Ressalta-se, neste sentido, a importante função do professor da educação infantil como mediador da leitura literária e da influência do espaço da biblioteca na formação dos pequenos leitores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper reports a research-action on the formation of literary readers in the kindergarten, carried out in a private school in Curitiba (Brazil). Through the participatory observation of the researchers in two early childhood education classes, being one of Level IV, with children between 3 and 5 years old, and one in Level V, with children between 4 and 6 years old, it was noticed the deficit work with the literary reading at this school. The observation consisted in apprehen the features of the children, the class and the teacher's work. It was noticed that this work happen without planning, thus losing its potential. Understanding the importance of literature in early childhood, based on readings by authors such as Abramovich (1989), Souza (2013, 2016a, 2016b), Girotto (2016a, 2016b, 2018), Reyes (2010), among others, the researchers felt motivated to carry out an intervention project to infer in that reality. From the observations, plans were made for a reading project, in which the works to be read were defined as well as the execution process in the classes. The reading project sought to provide the pleasure that literature can provide and allow the dialogue on the works. It is concluded that the school should be a space for the training of readers, and for this to be possible, the prior planning of the readings is essential. It stands out, in this sense, the important role of the child education teacher as a mediator of literary reading and the influence of library space on the training of small readers.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCrianças - Livros e leiturapt_BR
dc.subjectAprendizagem - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.titleUma pesquisa-ação na formação de leitores na educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples