• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A formação do pedagogo para o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    DAIANE CONCEICAO VERONA.pdf (2.409Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Verona, Daiane Conceição
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com quatro cursos de Pedagogia, de Instituições de Ensino Superior – IES, sendo denominadas como Universidades. O objetivo foi investigar o processo de formação do pedagogo para o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No primeiro momento foi realizada uma revisão de literatura disponível no site da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, acerca do objetivo deste trabalho. Em seguida se busca a legislação do curso de Pedagogia no Brasil (BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996; BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997; BRASIL, CNE, 2006; BRASIL, DCNP, 2006; BRASIL, DCNEB, 2013; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2017), algumas considerações para a identidade do pedagogo (LIBÂNEO, 2011; POLLI e FERREIRA, 2017) e formação de professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental (GARCIA, 1999; CURI, 2004). Foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando documentos como matriz curricular, ementa e plano de ensino de disciplinas relacionadas à Matemática, disponibilizados pelas IES. Primeiramente, a análise foi realizada em torno da matriz curricular dos cursos no que se refere à carga horária e ao período/ano que as disciplinas são ofertadas no curso. Posteriormente, observando os documentos das disciplinas, analisando ementas e planos de ensino, identificaram-se os conhecimentos relativos à Matemática e ao como ensinar a Matemática (GARCIA, 1999) que são abordados durante a formação. A partir destas análises conclui-se que há uma lacuna nesta formação, pelo fato da ênfase maior estar no conteúdo matemático, e não em como ensinar a Matemática. Posto isso, percebe-se que o egresso não tem contato em como abordar o conteúdo durante as disciplinas do curso, para assim ministrar uma aula.
     
    Abstract : This paperwork is about a research carried out with four courses of Pedagogy from Higher Education Institutions, defined as Universities. The objective was to investigate the process of the formation of a Mathematics teacher for the initial years of Elementary School. In the first moment a literature review about the objective of this paperwork was made. This review is available on the website of the Brazilian Society of Mathematical Education. Afterwards, a search for legislation of the course of Pedagogy in Brazil (BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996; BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997; BRASIL, CNE, 2006; BRASIL, DCNP, 2006; BRASIL, DCNEB, 2013; BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2017), some considerations for the identity of the pedagogue (LIBÂNEO, 2011; POLLI e FERREIRA, 2017) and teacher training for teaching Mathematics in the initial years of Elementary School (GARCIA, 1999; CURI, 2004) was conducted. A qualitative research was carried out, using documents such as curricular matrix, syllabus and teaching plan of Mathematics related disciplines, provided by HEIs. Firstly, the analysis was carried out around the curricular matrix of the courses regarding the hours and the period / year which the subjects are offered in the course. Later, by observing the documents of the disciplines and analyzing discipline syllabuses and teaching plans, is was possible to identify the knowledge of Mathematics and how to teach Mathematics (GARCIA, 1999) which are dealt with at the University. From these analyzes it has been concluded that there is a gap in teacher formation, because the emphasis is on mathematical content, and not on how to teach mathematics. Therefore, it is noticed that the graduates have not enough knowledge in order to teach a class.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86720
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV