Acesso e permanência na educação superior : diferentes concepções de justiça- um estudo de caso na UFPR
Resumo
Resumo : Esta pesquisa teve como objetivo analisar as diferentes concepções de justiça que prevalecem nas leituras construídas por servidores que atuam em espaços das estruturas internas da UFPR ligadas a ações e políticas que envolvem o acesso e permanência de estudantes nas graduações da Universidade Federal do Paraná em relação a um conjunto de hipóteses teóricas relacionadas a tais políticas. Essa análise ocorreu a partir das teorias da justiça equitativa de Jhon Rawls e Michael Walzer, contrapostas à meritocracia definida por Michael Young, Para tanto, após a fundamentação teórica, foram realizadas entrevistas com técnicos administrativos, operadores das políticas externas e internas de acesso e permanência, da PRAE (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis), e da COPAP (Coordenação de Políticas de Acesso e Permanência). Utilizou-se a Entrevista Realista e a triangulação método qualitativo de pesquisa. A construção dos resultados aconteceu a partir da análise das respostas articulada ao levantamento documental da instituição e das políticas de governo, e à fundamentação teórica. Foi possível perceber com esta análise a importância do recente fomento à equidade nas IFES, assim como apontar uma necessidade de aumento dessas políticas de democratização da educação superior. Abstract : This research had the objective of analyzing the different conceptions of justice of the UFPR in relation to the actions constructed by servers that work in the internal structures of UFPR in relation to the strategies of access and permanence of students in the graduations of the Federal University of Paraná. a set of theoretical hypotheses related to such policies. This analysis was based on John Rawls and Michael Walzer's theories of Justice, as contrasted with the meritocracy defined by Michael Young. Thus, after the theoretical foundation, interviews were conducted with administrative technicians, external and internal policy agents of access and permanence, PRAE (Pro-Reitoria de Assuntos Esudantis), and COPAP (Coordenação de Acesso e Permanência). We used the Realistic Interview and the triangulation qualitative method of research. The construction of the results happened from the analysis of the answers articulated to the documentary survey of the institution and the policies of government, and to the theoretical foundation. It was possible to perceive with this analysis the importance of the recent promotion to equity in the federal higher education institutions, as well as to point out a need to increase these policies of democratization of higher education.
Collections
- Pedagogia [560]