Alfabetização e letramento a partir da fala das professoras : o ensino fundamental de 9 anos
Resumo
Resumo : O estudo sobre o processo de alfabetização e letramento no contexto do 1o ano do Ensino Fundamental é o tema deste trabalho, cujo objetivo é investigar como a Lei 11.274/06, a qual ampliou o Ensino Fundamental para 9 anos, vem interferindo na metodologia utilizada pelas professoras do primeiro ano do Ensino Fundamental no processo da alfabetização e letramento das crianças. Compreendemos que a Lei 11.274/06 surgiu para dar mais oportunidade às crianças ao acesso a escola, possibilitando um maior tempo para desenvolver suas capacidades. Sendo assim, reunimos algumas concepções que nortearam este trabalho. Em se tratando da concepção de alfabetização e letramento, Magda Soares (2004, 2009) entende que são processos interdependentes, indissociáveis e simultâneos dentro das individualidades de cada criança. Sobre o processo de aquisição da linguagem escrita, Emília Ferreiro (1995) colaborou com este estudo com os níveis de escrita que formulou em suas pesquisas. Vigotski (2007) contribuiu com as questões referentes ao simbolismo e a representação da linguagem escrita. Ainda, contamos com estudos referentes à Lei do Ensino Fundamental de 9 anos, buscando verificar seu histórico e repercussões. A fim de compreender como esta Lei está interferindo no 1o ano do EF, entrevistamos cinco professoras que elencaram alguns fatores que influenciam suas práticas. Os principais resultados apontam que quando há uma visão adequada sobre o conceito de alfabetização e letramento, facilita o entendimento sobre o Ensino Fundamental de 9 anos e sobre o sistema de ciclos de aprendizagem, auxiliando assim, no desenvolvimento de práticas educacionais que visem o melhor desempenho da criança considerando suas especificidades. Abstract : The study about the alphabétisation and literacy process in the context of the 1st year of the elementar school is the theme of this work, whose objective is to investigate how Law 11.274/06 (Brasilian Law), which extended Elementar School to 9 years, has been interfering in the methodology used by the teachers of the first year of Primary Education in the process of alphabétisation and literacy of children's. We understand that Law 11.274/06 has come to give children more opportunities to access the school, allowing more time to develop their abilities. Thus, we gathered some conceptions that guided this work. Regarding the conception of alphabétisation and literacy, Magda Soares (2004, 2009) understands that they are interdependent, inseparable and simultaneous processes within the individualities of each child. On the process of acquiring written language, Emília Ferreiro (1995) collaborated with this study with the levels of writing she formulated in her research. Vigotski (2007) contributed with the questions referring to the symbolism and the representation of the written language. Also, we have studies related to the Law of Elementar Education of 9 years, seeking to verify its history and repercussions. In order to understand how this Law is interfering in the 1st year of elementar school, we interviewed five teachers who listed some factors that influence their practices. The main results point out that when there is an adequate vision about the concept of alphabétisation and literacy, it facilitates the understanding of 9 years of elementar school and about the system of learning cycles in the development of educational practices aimed at the best performance of the child considering their specificities.
Collections
- Pedagogia [609]