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dc.contributorFelix, Tatiane de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisorCoutinho, Ângela Scalabrin, 1976-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorCilento, Camila Dias da Cruzpt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T15:09:00Z
dc.date.available2024-08-08T15:09:00Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86709
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Ângela Maria Scalabrin Coutinhopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 48-49pt_BR
dc.description.abstractResumo : O trabalho apresenta a importância da educação infantil como primeira etapa da Educação Básica voltada para o desenvolvimento da criança de maneira integral e como esse processo foi se consolidando no nosso país. Através de um olhar crítico analisamos a Proposta Pedagógica Curricular do Município de Pinhais, com o objetivo de identificar a perspectiva de educação infantil presente na mesma e a concepção de criança defendida pelo Município e como o mesmo trata esta etapa. O trabalho foi desenvolvido a partir do estudo documental baseado na teoria de Bardin (2009) sobre análise de conteúdo. Estabelecemos quatro momentos, inicialmente fizemos o levantamento do histórico da educação infantil no Brasil, em seguida selecionamos e analisamos documentos sobre o tema currículo, na sequência formulamos questionamentos e revimos os objetivos, por fim apresentamos nossas ponderações sobre os pontos positivos e negativos do documento analisado levando em consideração nossos estudos durante o período da graduação, os quais fundamentaram a nossa formação, assim como o levantamento de referenciais específicos sobre o tema. Como resultados, concluímos que a proposta apresenta aspectos sobre a diversidade social, valorizando as produções culturais e em alguns momentos a diversidade relacionada às diferenças das crianças que frequentam esta etapa da educação básica. Valoriza concepções presentes na DCNEI, bem como o conceito de criança e a garantia de acesso, porém apresenta a educação infantil como etapa preparatória ao ensino fundamental, orienta a realização de avaliações de forma coletiva, entendendo a criança como pertencente ao meio e não analisando e levando em consideração as suas características e produções próprias.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The work presents the importance of early childhood education as the first stage of Basic Education aimed at the development of the child in an integral way and how this process was consolidating in our country. Through a critical eye we analyze the Curricular Pedagogical Proposal of the Municipality of Pinhais, with the objective of identifying the perspective of preschool education present in the same and the conception of the child defended by the Municipality, and how it treats this stage. The work was developed from the documentary study based on Bardin's theory (2009) on content analysis. We established four moments, initially we surveyed the history of early childhood education in Brazil, then we selected and analyzed documents on the subject of curriculum, following the questions and reviewed the objectives, finally we present our considerations about the positives and negatives of the analyzed document taking into account our studies during the period of graduation which underpinned our training. As results, we conclude that the proposal presents aspects on social diversity, valuing cultural productions and at moments the physical diversities of the children who attend this stage of basic education. It values conceptions present in the DCNEI, as well as the concept of children and the guarantee of access, but presents the child education as a preparatory stage to elementary education, carries out evaluations collectively, understanding the child as belonging to the environment and not analyzing and taking into account their own characteristics and productions.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleAnálise do currículo da educação infantil do município de Pinhaispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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