Luz, câmera e educação : uma olhar sobre a relação cinema e educação infantil
Resumo
Resumo : O presente trabalho teve como objetivo de estudo a reflexão sobre algumas relações estabelecidas com o cinema e a Educação Infantil. Partimos do princípio que o audiovisual se caracteriza como uma forma de arte e que pode ser explorada em sala de aula, buscamos por meio desde entender quais são as principais dificuldades e desafios enfrentados pelos professores em relação a arte de ver e passar filmes na escola. Realizamos um estudo bibliográfico para buscar esclarecer a relação do audiovisual como arte no ambiente escolar. A partir da realização da leitura de alguns autores, de observações, entrevista e de uma plano de aula aplicado identificamos que apesar de alguns desafios, de articulação entre o cinema e a Educação Infantil, concluímos que o encontro deles na sala de aula auxilia no processo de ensino-aprendizagem e de crescimento criativo dos alunos. Dessa forma através dos referenciais teóricos e os dados, concluímos que nem sempre as teorias coincidem com a realidade no âmbito escolar, porém é papel do professor e da instituição escolar buscar novas práticas para que sejam estabelecidas diferentes relações entre a educação e o cinema. Abstract : This academic work has as it's objective to study the reflection over some established relations between the cinema and the child education. We start from the principle that the audiovisual characterizes as an art form and that it can be explored in the classroom, we seek to understand what are the main difficulties and challenges faced by the teachers when screening movies on the school. We performed a bibliographic study in order to clarify the relation of the audiovisual as an art form in the school environment. From the reading of some authors, of observations, interviews and from an applied class plan, we identified that despite the challenges, like combining cinema and child education we concluded that the combination of both in the classroom helps in the teaching-learning process of the students. In that way, through the the theoric referentials and through the data, we concluded that not always the theories coincide with the reality in the school environment, however it's the teachers; and the school institution's mission to seek new approaches for establishing different relations between the education and the cinema.
Collections
- Pedagogia [622]