A documentação pedagógia no processo de formação no curso de pedagogia da UFPR
Resumo
Resumo : Neste trabalho são apresentadas considerações sobre a documentação pedagógica e sua presença na formação dos/das estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Com o intuito de compreender se os (as) estudantes sabem o que é documentação pedagógica? Observam a documentação como aliada do cotidiano nas instituições? Observam nela potencialidade para informar, registrar, auxiliar no planejamento e repensar situações vivenciadas tanto na relação criança/criança e crianças/adultos? A pesquisa se deu por meio da organização de dois grupos focais com a participação de estudantes do último ano do curso. Um dos grupos foi constituído por estudantes já concursados e, portanto, vivenciavam todos os dias o cotidiano das instituições, e o outro com estudantes que não necessariamente tinham contato com instituições e crianças todos os dias. Com o intuito de observar a documentação pedagógica presente na formação ofertada pelo Curso de Pedagogia e a compreensão que os/as estudantes têm sobre a mesma, o trabalho conta com uma abordagem teórica sobre a documentação pedagógica, fundamentada principalmente em autores italianos e sobre a observação e o registro com base em autoras brasileiras como Madalena Freire e Luciana Ostetto. Após as análises dos temas elencados com a realização dos grupos, sendo eles a concepção dos/as estudantes a respeito da documentação pedagógica, como a utilizam, a formação recebida na Universidade, a relação com as vivências práticas e o tempo como um dos principais impedimentos para a efetiva presença da documentação no cotidiano das instituições, conclui-se que as/os estudantes têm acesso à documentação pedagógica ao longo do Curso de Pedagogia em vivências múltiplas e diferenciadas. Esse argumento está construído na observação das experiências citadas pelos/as participantes, que remetem a uma concepção de documentação pedagógica que a compreende como composta e não com uma definição única, como um processo constituído por partes isoladas. Abstract : This paper presents some reflections about the pedagogical documentation and its presence in the training of the students of the Pedagogy course of the Federal University of Paraná (UFPR). In order to understand whether the students know what is pedagogical documentation? Do they observe the documentation as an ally of everyday life in institutins? Do they observe in it the potentiality to inform, register, assist planning and rethinking experienced situations both in child/child and children/adults relationships?The research was carried out through the organization of two focus groups with the participation of students of the last year of the course. One of the groups was made up of students who were already hired, so they live the daily life of the institutions, and the other had students who did not necessarily have contact with institutions and children every day. In order to observe the pedagogical documentation present in the training offered by the Pedagogy course and the students' understanding of it, the work has a theoretical approach on pedagogical documentation, based mainly on Italian authors and about the observation and the recording based on Brazilian authors such as Madalena Freire and Luciana Ostetto. After analyzing the themes listed during the groups, being them: the students' conception of the pedagogical documentation, how they use it, the training received at the university, the relationship with the practical experiences and time as one of the main impediments for the effective presence of documentation in the institutions' daily life, it is concluded that the students have access to the pedagogical documentation throughout the Pedagogy course in multiple and differentiated experiences. This argument is built on the observation of the experiences cited by the participants, which refer to a conception of pedagogical documentation that understands it as composed and not as a single definition, as a process composed of isolated parts.
Collections
- Pedagogia [410]