Riscos psicossociais associados à Sindrome de Burnout em estudantes de pedagogia
Resumo
Resumo : O trabalho teve como objetivo estudar a Síndrome de Burnout, suas características e possíveis fatores de riscos psicossociais, especialmente em relação à atividade docente. A partir disso, partiu-se da hipótese que os estudantes de Pedagogia possam estar expostos àqueles fatores e isso possa influenciar no desempenho acadêmico, no trabalho e na qualidade de vida dos mesmos, prenunciando uma possível Síndrome de Burnout ainda na graduação ou no início da carreira como professor. A partir da revisão de literatura foi criado um questionário com o intuito de traçar um breve perfil dos estudantes de Pedagogia, além de analisar o contexto em que estão inseridos, e proporcionar uma reflexão acerca da exposição à riscos psicossociais destes estudantes em seus cotidianos, uma vez que muitos estudantes universitários, além de estarem submetidos à uma sobrecarga de atividades acadêmicas, precisam se dispor de uma jornada dupla, aliando os estudos ao trabalho. A análise das informações obtidas, a partir dos referenciais teóricos, permitiu identificar que vários estudantes já exercem a docência ou estagiam em ambientes escolares concomitantemente com as atividades acadêmicas, e que estes ambientes contribuem com alguns fatores de riscos psicossociais que podem levar ao estresse e sinalizar para riscos de Síndrome de Burnout. Ainda assim, não é possível afirmar se esta exposição aos fatores de riscos pode ou não acabar desencadeando a Síndrome de Burnout. Abstract : This paper aims to study the Burnout syndrome, its characteristics and possible psychosocial risk factors, specially concerning about teaching activity. From here, emerged from hypotesys that Pedagogy students may be exposed to those factors and it could influence their on the work, academic and personal performance, foreshadowing a possible Burnout Syndrome still on their graduation or even in the beggining of their career as a teacher. By revising the literature, a questionaire was raised with the intention to trace a brief profile of the Pedagogy students, besides analyzing the context they are inserted, and provide a reflexion about their exposure to psychosocial risks on their routine, since many students besides being subjected to an overload of academic activities, need to have a double shift, combining study with work. The analysis of the information obtained, and the theoretical references, allowed to identify that several students already teaches or are in probationary period in a school environment along their academic activities, and this environments contribute with have some psychosocial risks thay may lead to stress and signal to Burnout Syndrome risks. Nevertheless, it is not possible to confirm if this exposure to psychosocial risks may or not end up triggering Burnout Syndrome.
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- Pedagogia [619]