Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMelo, Hugo de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorRossi, Lucas Schroederpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T16:39:10Z
dc.date.available2024-02-23T16:39:10Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86676
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Hugo de Souza Melopt_BR
dc.descriptionMonografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Bateristas nem sempre detêm o conhecimento técnico sobre como captar o seu instrumento, po- dendo cometer equívocos e dificultar o trabalho do técnico de som em um contexto de gravação. Este trabalho pesquisa quais são as técnicas mais eficazes para microfonação de bateria acústica em estúdio. Explica o tipo e posicionamento de cada microfone empregado, a física das peças de percussão e a acústica ambiente que afetam a captação do instrumento. Inclui amostras gravadas utilizando diferentes técnicas de microfonação e compara os resultados usando softwares especí- ficos para analisar o áudio. Como não há muitas publicações científicas a respeito do tema, este trabalho sugere, com base nos resultados alcançados, os processos que demonstram mais fideli- dade na captação e também apresenta uma entrevista sobre esse tema com um produtor local renomado, questionando quais são as técnicas mais eficazes e as maiores dificuldades encontra- das no contexto de captação da bateriapt_BR
dc.description.abstractAbstract : Drummers do not always have the technical knowledge on how to pick up their instrument, pos- sibly committing mistakes and making the sound engineer's job difficult in a recording context. This work investigates the most effective recording techniques for acoustic drum set in studio. It explains the type and position of each microphone used, the physics of the percussion pieces and the acoustics of the ambient that affect the capture of the instrument. It includes recorded sam- ples using different microphone techniques and compares the results using specific software to analyze the audio. As there are not many scientific publications on the subject, this paper sug- gests, based on the results achieved, the processes that demonstrate more fidelity in the capture and presents an interview on this topic with a renowned local producer, questioning which are the most effective techniques and the greatest difficulties encountered in the context of recording and picking up acoustic drum setpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBateria (Música)pt_BR
dc.subjectAcústicapt_BR
dc.subjectMúsica - Acústica e físicapt_BR
dc.titleTécnicas de microfonação de bateria acústicapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples