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dc.contributor.advisorRamos, Danilo, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorDalmazo, Elisangelapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T14:10:08Z
dc.date.available2024-02-23T14:10:08Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86654
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Danilo Ramospt_BR
dc.descriptionMonografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da música na percepção das emoções em cenas de filme de curta duração por profissionais da música e do audiovisual. 20 participantes assistiram a eventos com 20 segundos de duração, realizando duas tarefas de avaliação cognitiva imediatamente após cada apreciação: na primeira, eles preencheram uma escala de diferencial semântico (alcance 0-10) referente ao quanto o evento apreciado os emocionou; na segunda, eles responderam a um teste de escolha forçada, associando o evento apreciado a alegria, medo, raiva, tranquilidade, tristeza ou nenhuma delas. Ambos os testes foram realizados aleatoriamente entre os participantes. Cada evento foi apresentado em quatro versões: somente áudio, somente vídeo, congruente (áudio e vídeo comunicando uma mesma emoção) e incongruente (áudio e vídeo comunicando emoções distintas). Nesta última versão, uma sub-condição neutra foi investigada (imagens sem conteúdo emocional com música comunicando as outras emoções investigadas). Com relação aos resultados da escala de diferencial semântico, o teste ANOVA mostrou que, das quatro versões de eventos apresentados, a condição somente áudio emocionou mais os ouvintes do que as outras três versões, independente da emoção considerada. Com relação ao teste de escolha forçada, a análise de variância mostrou que os maiores índices de comunicação emocional foram encontrados para as emoções alegria (nas condições somente vídeo, congruente e incongruente), medo (na condição neutra), raiva (nas condições somente vídeo e incongruente), tranquilidade (nas condições somente vídeo e congruente) e tristeza (na condição somente vídeo)pt_BR
dc.description.abstractAbstract : O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da música na percepção das emoções em cenas de filme de curta duração por profissionais da música e do audiovisual. 20 participantes assistiram a eventos com 20 segundos de duração, realizando duas tarefas de avaliação cognitiva imediatamente após cada apreciação: na primeira, eles preencheram uma escala de diferencial semântico (alcance 0-10) referente ao quanto o evento apreciado os emocionou; na segunda, eles responderam a um teste de escolha forçada, associando o evento apreciado a alegria, medo, raiva, tranquilidade, tristeza ou nenhuma delas. Ambos os testes foram realizados aleatoriamente entre os participantes. Cada evento foi apresentado em quatro versões: somente áudio, somente vídeo, congruente (áudio e vídeo comunicando uma mesma emoção) e incongruente (áudio e vídeo comunicando emoções distintas). Nesta última versão, uma sub-condição neutra foi investigada (imagens sem conteúdo emocional com música comunicando as outras emoções investigadas). Com relação aos resultados da escala de diferencial semântico, o teste ANOVA mostrou que, das quatro versões de eventos apresentados, a condição somente áudio emocionou mais os ouvintes do que as outras três versões, independente da emoção considerada. Com relação ao teste de escolha forçada, a análise de variância mostrou que os maiores índices de comunicação emocional foram encontrados para as emoções alegria (nas condições somente vídeo, congruente e incongruente), medo (na condição neutra), raiva (nas condições somente vídeo e incongruente), tranquilidade (nas condições somente vídeo e congruente) e tristeza (na condição somente vídeo)pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEmoções na músicapt_BR
dc.subjectMúsica para cinemapt_BR
dc.titleO conteúdo musical influencia a percepção das emoções de profissionais da música e do audiovisual em cenas de filme de curta duraçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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