O conteúdo musical influencia a percepção das emoções de profissionais da música e do audiovisual em cenas de filme de curta duração
Resumo
Resumo : O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da música na percepção das emoções em cenas de filme de curta duração por profissionais da música e do audiovisual. 20 participantes assistiram a eventos com 20 segundos de duração, realizando duas tarefas de avaliação cognitiva imediatamente após cada apreciação: na primeira, eles preencheram uma escala de diferencial semântico (alcance 0-10) referente ao quanto o evento apreciado os emocionou; na segunda, eles responderam a um teste de escolha forçada, associando o evento apreciado a alegria, medo, raiva, tranquilidade, tristeza ou nenhuma delas. Ambos os testes foram realizados aleatoriamente entre os participantes. Cada evento foi apresentado em quatro versões: somente áudio, somente vídeo, congruente (áudio e vídeo comunicando uma mesma emoção) e incongruente (áudio e vídeo comunicando emoções distintas). Nesta última versão, uma sub-condição neutra foi investigada (imagens sem conteúdo emocional com música comunicando as outras emoções investigadas). Com relação aos resultados da escala de diferencial semântico, o teste ANOVA mostrou que, das quatro versões de eventos apresentados, a condição somente áudio emocionou mais os ouvintes do que as outras três versões, independente da emoção considerada. Com relação ao teste de escolha forçada, a análise de variância mostrou que os maiores índices de comunicação emocional foram encontrados para as emoções alegria (nas condições somente vídeo, congruente e incongruente), medo (na condição neutra), raiva (nas condições somente vídeo e incongruente), tranquilidade (nas condições somente vídeo e congruente) e tristeza (na condição somente vídeo) Abstract : O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da música na percepção das emoções em cenas de filme de curta duração por profissionais da música e do audiovisual. 20 participantes assistiram a eventos com 20 segundos de duração, realizando duas tarefas de avaliação cognitiva imediatamente após cada apreciação: na primeira, eles preencheram uma escala de diferencial semântico (alcance 0-10) referente ao quanto o evento apreciado os emocionou; na segunda, eles responderam a um teste de escolha forçada, associando o evento apreciado a alegria, medo, raiva, tranquilidade, tristeza ou nenhuma delas. Ambos os testes foram realizados aleatoriamente entre os participantes. Cada evento foi apresentado em quatro versões: somente áudio, somente vídeo, congruente (áudio e vídeo comunicando uma mesma emoção) e incongruente (áudio e vídeo comunicando emoções distintas). Nesta última versão, uma sub-condição neutra foi investigada (imagens sem conteúdo emocional com música comunicando as outras emoções investigadas). Com relação aos resultados da escala de diferencial semântico, o teste ANOVA mostrou que, das quatro versões de eventos apresentados, a condição somente áudio emocionou mais os ouvintes do que as outras três versões, independente da emoção considerada. Com relação ao teste de escolha forçada, a análise de variância mostrou que os maiores índices de comunicação emocional foram encontrados para as emoções alegria (nas condições somente vídeo, congruente e incongruente), medo (na condição neutra), raiva (nas condições somente vídeo e incongruente), tranquilidade (nas condições somente vídeo e congruente) e tristeza (na condição somente vídeo)
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