Adoção de estratégias ESG em uma rede de ensino no Brasil
Resumo
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral analisar a implantação de estratégias de sustentabilidade e critérios ESG (acrônimo traduzido do inglês como Ambiental, Social e Governança), principalmente relativo ao pilar Ambiental (Environmental) em uma instituição de ensino brasileira, com ênfase na implantação da norma ISO 14001, um padrão internacional de gestão ambiental (International Organization for Standardization - ISO). A pesquisa visou compreender como a instituição desenvolveu e incorporou práticas sustentáveis em suas operações e cultura organizacional. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma abordagem metodológica que englobou a análise de quatro etapas: i) gestão ambiental; ii) redução de impactos ambientais; iii)conformidade legal; e iv) melhoria contínua. Os resultados da pesquisa revelaram que a instituição de ensino demonstrou um compromisso significativo com a sustentabilidade. A ISO 14001 foi adotada como um guia para aprimorar sua gestão ambiental e promover a redução de impactos negativos no meio ambiente. Em conclusão, o estudo apontou que a rede de ensino brasileira analisada mostrou um progresso significativo na implantação de estratégias de sustentabilidade, com destaque para as ações atualmente executadas que poderiam atender aos quesitos da ISO 14001, reforçando sua posição como uma entidade comprometida com a sustentabilidade e a excelência educacional. No entanto, ressalta-se que o caminho para a sustentabilidade é contínuo, e o aprimoramento constante das práticas é essencial para garantir um impacto positivo contínuo na comunidade e sociedade em geral