Utilização de estratégias como forma de capacitar colaboradores : estudo de Caso na Cooperativa Sicoob Vale Sul
Resumo
Resumo: O setor de Recursos Humanos é o conjunto de colaboradores de uma unidade de negócio. Sendo a base responsável pelas funções de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração e benefícios aos trabalhadores. As corporações estão descobrindo que tem se tornado um fator decisivo para a contratação e retenção de funcionários os investimentos em aprendizagem e desenvolvimento, com isso por meio de um estudo bibliográfico, uma observação participante e um estudo de caso na cooperativa de crédito Sicoob Vale Sul, o objetivo desse estudo foi propor um modelo de capacitação de novos colaboradores para a Cooperativa de Crédito Sicoob Vale Sul. Atualmente o Sicoob está presente em 22 municípios do estado do Paraná e 10 municípios no estado do Rio Grande do Sul, totalizando 42 agencias. Atendendo mais de 62 mil cooperados. Conta com um quadro de aproximadamente 440 colaboradores. Observou-se que a cooperativa está em constante desenvolvimento e que o quadro de colaboradores cresceu muito, porém esses colaboradores em sua maioria não receberam nenhum tipo de treinamento para iniciar os trabalhos, e não chegam a conhecer a Unidade Administrativa, o organograma da cooperativa ou mesmo o seu funcionamento. Então, concluiu-se que é necessário investir no treinamento dos novos colaboradores, especialmente no primeiro trimestre de cooperativa, com o intuito de apresentar as ferramentas e que assim os mesmos desempenhem seus papéis com mais eficiência, sendo esse um fator competitivo importante para a organização como forma de expansão e permanência no mercado do cooperativismo