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dc.contributor.advisorAgranionih, Neila Tonin, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.creatorYamaguti, Eygon Titoshipt_BR
dc.date.accessioned2024-02-20T13:48:34Z
dc.date.available2024-02-20T13:48:34Z
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86524
dc.descriptionOrientador: Prof. Dra. Neila Tonin Agranionihpt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção em sala de aula através da análise de erros em uma turma de Ensino Médio de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo principal é o de possibilitar aos alunos processos de aprendizagem a partir da análise de seus próprios erros. Ainda procura-se verificar as contribuições da análise de erros na aprendizagem matemática, principalmente como ferramenta capaz de conectar conteúdos novos aos já aprendidos. Entendendo o erro como lacuna entre o conhecimento a ser aprendido e o já adquirido, evitando seu caráter punitivo, é que as atividades aqui descritas foram desenvolvidas. Para tanto, foram aplicados dois instrumentos avaliativos abordando o conteúdo de porcentagem, o primeiro com o objetivo de identificar os erros apresentados e os procedimentos adotados no desenvolvimento das resoluções e o segundo, seguindo os moldes do primeiro, com o objetivo de identificar os erros que continuaram a aparecer. Após a aplicação do primeiro instrumento avaliativo, os exercícios foram corrigidos com os alunos, que participaram identificando onde os erros apareceram e sugerindo soluções para os mesmos. Durante o levantamento e análise dos dados, os erros foram categorizados em: erros nas operações, erros conceituais, erros de interpretação e outros erros. Os erros nas operações consistiram basicamente em erros na multiplicação de decimais. Os erros conceituais ficaram divididos entre erros na aplicação da "regra de três" e erros com porcentagens sucessivas. Os erros de interpretação foram considerados os erros provenientes da má compreensão do enunciado. Os erros que não se enquadraram nos anteriores foram classificados como "outros erros". Dos 33 erros identificados no primeiro instrumento avaliativo, 4 foram erros nas operações, 17 conceituais, 2 de interpretação, 1 classificado como "outros erros" e 9 foram questões deixadas sem resposta. No segundo instrumento de avaliação todos os 4 erros apresentados foram decorrentes de erros nas operações. Os resultados apontam para a importância de se considerar o erro como um obstáculo a ser superado e a análise de erros como ferramenta capaz de promover um ambiente propício à construção do conhecimento por parte do próprio aluno. Além disso, a análise de erros sugere um novo encaminhamento metodológico, utilizando-se dos erros para, a partir da superação dos mesmos, desenvolver o aprendizado de novos conteúdospt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAnalise de erros (Matematica)pt_BR
dc.titleAnálise de erros matemáticos : uma proposta de intervenção em sala de aulapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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