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    Análise de erros matemáticos : uma proposta de intervenção em sala de aula

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    R G EYGON TITOSHI YAMAGUTI.pdf (2.190Mb)
    Data
    2018
    Autor
    Yamaguti, Eygon Titoshi
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção em sala de aula através da análise de erros em uma turma de Ensino Médio de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo principal é o de possibilitar aos alunos processos de aprendizagem a partir da análise de seus próprios erros. Ainda procura-se verificar as contribuições da análise de erros na aprendizagem matemática, principalmente como ferramenta capaz de conectar conteúdos novos aos já aprendidos. Entendendo o erro como lacuna entre o conhecimento a ser aprendido e o já adquirido, evitando seu caráter punitivo, é que as atividades aqui descritas foram desenvolvidas. Para tanto, foram aplicados dois instrumentos avaliativos abordando o conteúdo de porcentagem, o primeiro com o objetivo de identificar os erros apresentados e os procedimentos adotados no desenvolvimento das resoluções e o segundo, seguindo os moldes do primeiro, com o objetivo de identificar os erros que continuaram a aparecer. Após a aplicação do primeiro instrumento avaliativo, os exercícios foram corrigidos com os alunos, que participaram identificando onde os erros apareceram e sugerindo soluções para os mesmos. Durante o levantamento e análise dos dados, os erros foram categorizados em: erros nas operações, erros conceituais, erros de interpretação e outros erros. Os erros nas operações consistiram basicamente em erros na multiplicação de decimais. Os erros conceituais ficaram divididos entre erros na aplicação da "regra de três" e erros com porcentagens sucessivas. Os erros de interpretação foram considerados os erros provenientes da má compreensão do enunciado. Os erros que não se enquadraram nos anteriores foram classificados como "outros erros". Dos 33 erros identificados no primeiro instrumento avaliativo, 4 foram erros nas operações, 17 conceituais, 2 de interpretação, 1 classificado como "outros erros" e 9 foram questões deixadas sem resposta. No segundo instrumento de avaliação todos os 4 erros apresentados foram decorrentes de erros nas operações. Os resultados apontam para a importância de se considerar o erro como um obstáculo a ser superado e a análise de erros como ferramenta capaz de promover um ambiente propício à construção do conhecimento por parte do próprio aluno. Além disso, a análise de erros sugere um novo encaminhamento metodológico, utilizando-se dos erros para, a partir da superação dos mesmos, desenvolver o aprendizado de novos conteúdos
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86524
    Collections
    • Matemática [76]

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