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dc.contributor.advisorLopes, Claudemira Vieira Gusmão, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherAmérico, Márcia Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Licenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.creatorDias, Vaniely dos Anjos Françapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-16T14:25:05Z
dc.date.available2024-02-16T14:25:05Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86475
dc.descriptionOrientadora: Claudemira Vieira Gusmão Lopespt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Márcia Cristina Américopt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Os conteúdos abordados a partir do conteúdo estruturante Seres Vivos, que inclui Organização e classificação dos seres vivos, são abordados na Educação Básica na perspectiva hegemônica do Norte Global. Não que os outros conteúdos da biologia estejam livres dessa perspectiva. Entretanto, é possível mostrar que os seres humanos organizaram, classificaram e sistematizaram as plantas e animais para além da classificação de Lineu. É como se os outros povos: indígenas, africanos, asiáticos não tivessem desenvolvido sistemas de classificação tão ou mais complexos que o modelo ocidental tem perpetuado. O objetivo deste estudo foi pesquisar as ervas medicinais existentes no quilombo São Pedro e construir uma proposta para ensinar botânica a partir dos saberes dos moradores da comunidade. Foram elencados os seguintes objetivos específicos a) Identificar os conhecimentos dos moradores da comunidade em relação ao uso das ervas medicinais, b) Sistematizar as informações obtidas com a pesquisa de campo e bibliográfica no formato de uma proposta de ensino de botânica e etnobotânica para a Educação Básica numa perspectiva antirracista e c) Propor atividades para o ensino de botânica na Educação Básica considerando os conhecimentos inscritos em territórios quilombolas. A pesquisa de natureza qualitativa e descritiva, foi realizada no Quilombo São Pedro. Para obter os dados sobre as plantas medicinais a pesquisadora solicitou a autorização da comunidade para fazer a pesquisa durante uma assembleia da associação, cinco pessoas aceitaram participar da pesquisa. No que se refere a proposta de ensino para abordar os Seres Vivos a partir de uma perspectiva antirracista e afrocentrada concluímos que além de trazer a perspectiva da botânica ocidental, inclusive montando um herbário didático com as plantas existentes no quilombo, é possível apontar as contribuições dos povos africanos que só sobreviveram por mais de três séculos de escravização, por conhecerem e classificarem as plantas, inclusive introduzindo no Brasil as plantas que usavam com medicinais e ritualísticas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectQuilombos - São Paulo (Estado)pt_BR
dc.subjectCultura popular - São Paulo (Estado)pt_BR
dc.subjectBotânica - São Paulo (Estado)pt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.titleSaberes do quilombo São Pedro sobre plantas medicinais para o ensino de botânica em uma educação antirracistapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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