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dc.contributor.advisorRadael, Weber Henrique, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Banking para Cooperativas de Créditopt_BR
dc.creatorGaldino, Jonatas Quirinopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T20:11:24Z
dc.date.available2024-02-08T20:11:24Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86412
dc.descriptionOrientador: Prof. Me. Weber Henrique Radaelpt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como trabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Banking para Cooperativas de Créditopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As cooperativas, de modo geral, possuem o mesmo interesse em comum. Interesse esse no crescimento e fortalecimento da cooperativa, no desenvolvimento da comunidade na qual está inserida e no crescimento do seu cooperado. Um caminho que mostra que é possível unir desenvolvimento econômico e desenvolvimento social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo. Tudo começa quando pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo, em uma organização onde todos são donos do próprio negócio (SISTEMA OCB). Esse trabalho em questão atua na "Falta de linhas de investimentos e especialista em investimentos dentro das agências" da Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP. Em se tratando de uma cooperativa, ela busca proporcionar o desenvolvimento econômico do seu associado/cooperado e o desenvolvimento socioeconômico da comunidade na qual está inserida, buscando um crescimento mútuo (O LIBERAL). Porém, com o surgimento de bancos digitais, fintechs, corretoras digitais, entre outras modalidades, a cooperativa de crédito vem sofrendo um dispersar de seus investidores. Investidores esses que são atraídos por diversidades no produto investimento e com promessas de retornos mais expressivos. Em relação a falta de linhas de investimentos buscamos mapear o portfólio assim ofertado pela Cooperativa e enaltecer o mesmo, em conjunto buscamos o desenvolvimento de um Home Brocker para os associados/cooperados que desejam se arriscar no mercado de ações. Já em relação a falta de especialista em investimentos na agência, foi elaborado um programa de capacitação, que tem por objetivo tornar certos colaboradores que possuem aptidão no tocante assunto em especialistas, um ponto de referência em investimento em cada agência. Com isso, nas eventuais dúvidas do dia a dia ou com o surgimento de novos aplicadores, a agência terá e passará mais exatidão, confiança e suporte no produto investimento. "O mercado financeiro possui uma infinidade de ativos e produtos. Diante destas oportunidades de investimentos, é necessário conhecer o perfil do investidor e seu grau de conhecimento e satisfação com tais produtos financeiros" (GIUDICCE;ESTENDER, 2017). Com essas medidas, a Cooperativa de crédito conseguirá proporcionar crescimento do seu associado/cooperado em rentabilidade de seus investimentos, poderá crescer em recursos administráveis e desenvolver para melhora comunidade na qual está inserida. O que torna uma cooperativa grande, não é o seu tamanho ou seu porte, mas sim o quanto ela agrega no desenvolvimento da comunidade, região, sociedade em que faz partept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCooperativas de créditopt_BR
dc.subjectInvestimentospt_BR
dc.titleFalta de variedade de linhas de investimentos e especialistas em investimentos dentro das agênciaspt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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