Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarlini, Álvaro, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorKondlatsch, Patrick Carlospt_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T16:20:55Z
dc.date.available2024-02-08T16:20:55Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86406
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Álvaro Luiz Ribeiro da Silva Carlinipt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Situado em área epistemológica heterogênea, que abrange a musicologia, a sociologia e a história, este trabalho investiga a inserção de José de Almeida Penalva como personagem aceito e valorizado no contexto musical curitibano do século XX. O problema de pesquisa proposto reside nas diferenças de tratamento social entre diversos forasteiros que conviveram nesse cenário. Buscou-se sistematizar os padrões comportamentais da elite cultural curitibana, identificando semelhanças e diferenças entre dinâmicas sociais envolvendo Penalva e o maestro Roberto Schnorrenberg. Tal estudo, além de propor nova perspectiva sobre a cena musical da capital paranaense, também se justifica pela aplicação comparativa de teorias sociológicas, fornecendo registros úteis para possível inserção de novos personagens nesse mesmo recorte. Aplica-se pesquisa documental apoiada em teorias de Norbert Elias e Sérgio Buarque de Holanda e em documentos primários da historiografia local da cidade de Curitibapt_BR
dc.description.abstractAbstract : Situated in a heterogeneous epistemological area, which encompasses musicology, sociology and history, this work investigates the insertion of José de Almeida Penalva as an accepted and valued character in the musical context of Curitiba in the 20th century. The proposed research problem lies in the differences in social treatment between different outsiders who lived in this scenario. We sought to systematize the behavioral patterns of Curitiba's cultural elite, identifying similarities and differences between social dynamics involving Penalva and maestro Roberto Schnorrenberg. This study, in addition to proposing a new perspective on the musical scene in the capital of Paraná, is also justified by the comparative application of sociological theories, providing useful records for the possible insertion of new characters in this same section. Documentary research is applied based on theories by Norbert Elias and Sérgio Buarque de Holanda and on primary documents from the local historiography of the city of Curitibapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectSchnorrenberg, Roberto, 1929-1983pt_BR
dc.subjectPenalva, José, 1924-2002pt_BR
dc.subjectMusicologia - Brasilpt_BR
dc.titlePadre Penalva e Roberto Schnorrenberg na Curitiba musical do século XX : antagonismo cordial (1942-2002)pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples