• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Bacharelado
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Bacharelado
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Padre Penalva e Roberto Schnorrenberg na Curitiba musical do século XX : antagonismo cordial (1942-2002)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_Patrick_Carlos_Kondlatsch.pdf (1.262Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Kondlatsch, Patrick Carlos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Situado em área epistemológica heterogênea, que abrange a musicologia, a sociologia e a história, este trabalho investiga a inserção de José de Almeida Penalva como personagem aceito e valorizado no contexto musical curitibano do século XX. O problema de pesquisa proposto reside nas diferenças de tratamento social entre diversos forasteiros que conviveram nesse cenário. Buscou-se sistematizar os padrões comportamentais da elite cultural curitibana, identificando semelhanças e diferenças entre dinâmicas sociais envolvendo Penalva e o maestro Roberto Schnorrenberg. Tal estudo, além de propor nova perspectiva sobre a cena musical da capital paranaense, também se justifica pela aplicação comparativa de teorias sociológicas, fornecendo registros úteis para possível inserção de novos personagens nesse mesmo recorte. Aplica-se pesquisa documental apoiada em teorias de Norbert Elias e Sérgio Buarque de Holanda e em documentos primários da historiografia local da cidade de Curitiba
     
    Abstract : Situated in a heterogeneous epistemological area, which encompasses musicology, sociology and history, this work investigates the insertion of José de Almeida Penalva as an accepted and valued character in the musical context of Curitiba in the 20th century. The proposed research problem lies in the differences in social treatment between different outsiders who lived in this scenario. We sought to systematize the behavioral patterns of Curitiba's cultural elite, identifying similarities and differences between social dynamics involving Penalva and maestro Roberto Schnorrenberg. This study, in addition to proposing a new perspective on the musical scene in the capital of Paraná, is also justified by the comparative application of sociological theories, providing useful records for the possible insertion of new characters in this same section. Documentary research is applied based on theories by Norbert Elias and Sérgio Buarque de Holanda and on primary documents from the local historiography of the city of Curitiba
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86406
    Collections
    • Bacharelado [59]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV