Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraújo, Rosane Cardoso de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorOpiechon, Susan Stéphaniept_BR
dc.date.accessioned2024-02-08T15:56:24Z
dc.date.available2024-02-08T15:56:24Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86405
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Rosane Cardoso de Araújopt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa trata da memória, aprendizagem e performance musical. Memória pode ser definida como aquisição, formação, conservação e evocação de informações. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a opinião de alunos de um curso superior de música sobre o uso da memorização musical, bem como verificar o uso da memorização em seus processos de aprendizagem de instrumento ou canto. Dentre os objetivos específicos estão: (a) perceber a relação entre memorização, aprendizagem e performance estabelecidas pelos alunos; e (b) analisar a rotina de estudo dos participantes e sua relação com a memorização. A metodologia para a pesquisa foi um estudo exploratório, desenvolvida por meio de um estudo de levantamento (ou survey) com a aplicação de um questionário para 59 alunos de graduação do curso de Música da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As análises dos dados revelaram que os estudantes consideram significativa a relação com o público durante a performance e que a memorização facilita este processo, trazendo maior liberdade e fluidez para comunicar-se com a plateia. Quanto ao processo de memorização para a performance musical, 91% dos alunos afirmam que é uma prática relevante. Sobre a possibilidade da memorização ser desenvolvida ou trabalhada nas aulas de instrumento, 78% dos alunos acreditam que isso é possível, destacando o papel do professor durante esse processo na aprendizagem musicalpt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research deals with memory, learning and musical performance. Memory can be defined by authors as acquisition, formation, conservation and evocation of information. The general objective of this research is to investigate an opinion of undergraduate music students about the use of musical memorization, as well as to verify the use of memorization in their learning processes of musical instrument or singing. Among specific objectives: (a) perceiving the relationship between memorization, learning and performance established by the students; and (b) analyzing a routine of study of the participants and their relation with a memorization. We made an exploratory study, developed through a survey study with a questionnaire application for graduate students of the University of Paraná (UFPR). As analysis of the data revealed that the students consider significant the relationship with the audience during a performance and the memorization facilitates this process, bringing a greater freedom and fluidity to communicate with the audience. By the memorization process to musical performance, 91% of students state that it is a relevant practice. Concerning possibility of memorizing and developing tools, 78% of students believe that it is possible, highlighting the role of the teacher during this process on musical learningpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPrática interpretativa (Música)pt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectMúsica - Memorizaçãopt_BR
dc.titleA memória na aprendizagem e performance musical : um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples