dc.contributor.advisor | Araújo, Rosane Cardoso de, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.creator | Opiechon, Susan Stéphanie | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-08T15:56:24Z | |
dc.date.available | 2024-02-08T15:56:24Z | |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86405 | |
dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Rosane Cardoso de Araújo | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa trata da memória, aprendizagem e performance musical. Memória pode ser definida como aquisição, formação, conservação e evocação de informações. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a opinião de alunos de um curso superior de música sobre o uso da memorização musical, bem como verificar o uso da memorização em seus processos de aprendizagem de instrumento ou canto. Dentre os objetivos específicos estão: (a) perceber a relação entre memorização, aprendizagem e performance estabelecidas pelos alunos; e (b) analisar a rotina de estudo dos participantes e sua relação com a memorização. A metodologia para a pesquisa foi um estudo exploratório, desenvolvida por meio de um estudo de levantamento (ou survey) com a aplicação de um questionário para 59 alunos de graduação do curso de Música da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As análises dos dados revelaram que os estudantes consideram significativa a relação com o público durante a performance e que a memorização facilita este processo, trazendo maior liberdade e fluidez para comunicar-se com a plateia. Quanto ao processo de memorização para a performance musical, 91% dos alunos afirmam que é uma prática relevante. Sobre a possibilidade da memorização ser desenvolvida ou trabalhada nas aulas de instrumento, 78% dos alunos acreditam que isso é possível, destacando o papel do professor durante esse processo na aprendizagem musical | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This research deals with memory, learning and musical performance. Memory can be defined by authors as acquisition, formation, conservation and evocation of information. The general objective of this research is to investigate an opinion of undergraduate music students about the use of musical memorization, as well as to verify the use of memorization in their learning processes of musical instrument or singing. Among specific objectives: (a) perceiving the relationship between memorization, learning and performance established by the students; and (b) analyzing a routine of study of the participants and their relation with a memorization. We made an exploratory study, developed through a survey study with a questionnaire application for graduate students of the University of Paraná (UFPR). As analysis of the data revealed that the students consider significant the relationship with the audience during a performance and the memorization facilitates this process, bringing a greater freedom and fluidity to communicate with the audience. By the memorization process to musical performance, 91% of students state that it is a relevant practice. Concerning possibility of memorizing and developing tools, 78% of students believe that it is possible, highlighting the role of the teacher during this process on musical learning | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Prática interpretativa (Música) | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Música - Memorização | pt_BR |
dc.title | A memória na aprendizagem e performance musical : um estudo exploratório | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |