• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A memória na aprendizagem e performance musical : um estudo exploratório

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_Susan_Stephanie_Opiechon.pdf (1.459Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Opiechon, Susan Stéphanie
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa trata da memória, aprendizagem e performance musical. Memória pode ser definida como aquisição, formação, conservação e evocação de informações. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar a opinião de alunos de um curso superior de música sobre o uso da memorização musical, bem como verificar o uso da memorização em seus processos de aprendizagem de instrumento ou canto. Dentre os objetivos específicos estão: (a) perceber a relação entre memorização, aprendizagem e performance estabelecidas pelos alunos; e (b) analisar a rotina de estudo dos participantes e sua relação com a memorização. A metodologia para a pesquisa foi um estudo exploratório, desenvolvida por meio de um estudo de levantamento (ou survey) com a aplicação de um questionário para 59 alunos de graduação do curso de Música da Universidade Federal do Paraná (UFPR). As análises dos dados revelaram que os estudantes consideram significativa a relação com o público durante a performance e que a memorização facilita este processo, trazendo maior liberdade e fluidez para comunicar-se com a plateia. Quanto ao processo de memorização para a performance musical, 91% dos alunos afirmam que é uma prática relevante. Sobre a possibilidade da memorização ser desenvolvida ou trabalhada nas aulas de instrumento, 78% dos alunos acreditam que isso é possível, destacando o papel do professor durante esse processo na aprendizagem musical
     
    Abstract : This research deals with memory, learning and musical performance. Memory can be defined by authors as acquisition, formation, conservation and evocation of information. The general objective of this research is to investigate an opinion of undergraduate music students about the use of musical memorization, as well as to verify the use of memorization in their learning processes of musical instrument or singing. Among specific objectives: (a) perceiving the relationship between memorization, learning and performance established by the students; and (b) analyzing a routine of study of the participants and their relation with a memorization. We made an exploratory study, developed through a survey study with a questionnaire application for graduate students of the University of Paraná (UFPR). As analysis of the data revealed that the students consider significant the relationship with the audience during a performance and the memorization facilitates this process, bringing a greater freedom and fluidity to communicate with the audience. By the memorization process to musical performance, 91% of students state that it is a relevant practice. Concerning possibility of memorizing and developing tools, 78% of students believe that it is possible, highlighting the role of the teacher during this process on musical learning
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86405
    Collections
    • Licenciatura [62]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV