Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPaschoal, Antonio Edmilson, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.creatorOliveira, Fábio dos Santos Celestino dept_BR
dc.date.accessioned2024-02-02T17:31:20Z
dc.date.available2024-02-02T17:31:20Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86356
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Antônio Edmilson Paschoalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Filosofia. Defesa : Curitiba, 13/11/2023pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Versa a presente dissertação sobre como ensinar Filosofia através da leitura estrutural de textos. A partir da presente situação-problema, no capítulo I se apresenta os pressupostos filosóficos que fundamentam a leitura filosófica como forma de iniciação à Filosofia, a partir das concepções expostas por Salma Muchail. No Capítulo II, se apresenta a metodologia de análise estrutural de textos, fundamentada a partir das concepções contidas nos textos Tempo histórico e tempo lógico na interpretação de sistemas filosóficos, de Victor Goldschmidt, e Lógica, arquitetônica e estruturas constitutivas dos sistemas filosóficos, de Martial Gueroult. Por fim, o Capítulo III apresenta o projeto de intervenção que visa aplicar a análise estrutural no ensino de Filosofia no ensino médio.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This dissertation discusses how to teach Philosophy through the structural reading of texts. Based on the present problem situation, Chapter I presents the philosophical assumptions that underlie philosophical reading as a form of initiation into Philosophy, based on the concepts exposed by Salma Muchail. In Chapter II, the methodology for structural analysis of texts is presented, based on the concepts contained in the texts Historical time and logical time in the interpretation of philosophical systems, by Victor Goldschmidt, and Logic, architecture and constitutive structures of philosophical systems, by Martial Gueroult. Finally, Chapter III presents the intervention project that aims to apply structural analysis in the teaching of Philosophy in high school.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAnálise (Filosofia)pt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleO ensino de filosofia através da análise estrutural de texto : uma proposta de intervençãopt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples