O ensino de filosofia através da análise estrutural de texto : uma proposta de intervenção
Visualizar/ Abrir
Data
2023Autor
Oliveira, Fábio dos Santos Celestino de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Versa a presente dissertação sobre como ensinar Filosofia através da leitura estrutural de textos. A partir da presente situação-problema, no capítulo I se apresenta os pressupostos filosóficos que fundamentam a leitura filosófica como forma de iniciação à Filosofia, a partir das concepções expostas por Salma Muchail. No Capítulo II, se apresenta a metodologia de análise estrutural de textos, fundamentada a partir das concepções contidas nos textos Tempo histórico e tempo lógico na interpretação de sistemas filosóficos, de Victor Goldschmidt, e Lógica, arquitetônica e estruturas constitutivas dos sistemas filosóficos, de Martial Gueroult. Por fim, o Capítulo III apresenta o projeto de intervenção que visa aplicar a análise estrutural no ensino de Filosofia no ensino médio. Abstract: This dissertation discusses how to teach Philosophy through the structural reading of texts. Based on the present problem situation, Chapter I presents the philosophical assumptions that underlie philosophical reading as a form of initiation into Philosophy, based on the concepts exposed by Salma Muchail. In Chapter II, the methodology for structural analysis of texts is presented, based on the concepts contained in the texts Historical time and logical time in the interpretation of philosophical systems, by Victor Goldschmidt, and Logic, architecture and constitutive structures of philosophical systems, by Martial Gueroult. Finally, Chapter III presents the intervention project that aims to apply structural analysis in the teaching of Philosophy in high school.
Collections
- Dissertações [171]