• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016039P7 ; 40001016170P6 Programa de Pós-Graduação em Filosofia
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O ensino de filosofia através da análise estrutural de texto : uma proposta de intervenção

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - FABIO DOS SANTOS CELESTINO DE OLIVEIRA.pdf (1.700Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Oliveira, Fábio dos Santos Celestino de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Versa a presente dissertação sobre como ensinar Filosofia através da leitura estrutural de textos. A partir da presente situação-problema, no capítulo I se apresenta os pressupostos filosóficos que fundamentam a leitura filosófica como forma de iniciação à Filosofia, a partir das concepções expostas por Salma Muchail. No Capítulo II, se apresenta a metodologia de análise estrutural de textos, fundamentada a partir das concepções contidas nos textos Tempo histórico e tempo lógico na interpretação de sistemas filosóficos, de Victor Goldschmidt, e Lógica, arquitetônica e estruturas constitutivas dos sistemas filosóficos, de Martial Gueroult. Por fim, o Capítulo III apresenta o projeto de intervenção que visa aplicar a análise estrutural no ensino de Filosofia no ensino médio.
     
    Abstract: This dissertation discusses how to teach Philosophy through the structural reading of texts. Based on the present problem situation, Chapter I presents the philosophical assumptions that underlie philosophical reading as a form of initiation into Philosophy, based on the concepts exposed by Salma Muchail. In Chapter II, the methodology for structural analysis of texts is presented, based on the concepts contained in the texts Historical time and logical time in the interpretation of philosophical systems, by Victor Goldschmidt, and Logic, architecture and constitutive structures of philosophical systems, by Martial Gueroult. Finally, Chapter III presents the intervention project that aims to apply structural analysis in the teaching of Philosophy in high school.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86356
    Collections
    • Dissertações [194]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV